Cidade

Região leste recebe audiência pública

Participaram do encontro 100 pessoas; população pode apresentar demandas no endereço www.londrina.pr.gov.br

Participaram do encontro 100 pessoas; população pode apresentar demandas no endereço www.londrina.pr.gov.brOntem (4), a Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior, localizada na rua Mário Sérgio Carmagnani, 145, no conjunto Guilherme Pires, na região leste, foi sede da quarta audiência pública para a formulação do Plano Plurianual (PPA) do exercício de 2014 a 2017. Participaram  100 pessoas que puderam escrever suas solicitações. A próxima audiência será no dia 11 de abril, na  Escola Municipal Noemia Malanga, localizada na Rua da Ginástica Olímpica, 341, região oeste da cidade.

O prefeito Alexandre Kireeff e os secretários estiveram no local. Entre as solicitações feitas pelos cidadãos, há pedidos de melhorias em unidades escolares, segurança, iluminação pública, limpeza de fundo de vale, além de ações de combate às drogas.

Kireeff disse aos presentes que a equipe de governo já trabalha com ações previstas para os próximos quatro anos, mas tudo deve ser adequado ao que a população quer. “As audiências públicas são momentos importantes. As pessoas têm trazido não apenas demandas, mas sugerido soluções para os problemas”, destacou.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, explicou que todos os anos a Prefeitura faz um orçamento, mas o PPA é um planejamento a longo prazo. Ele destacou também que a lei exige, pelo menos, uma audiência pública, mas o prefeito exigiu audiências que contemplassem todas as regiões, incluindo a área rural. “Escolhemos fazer 12 audiências para abranger boa parte da população e assim construirmos um plano que represente a vontade da população. Sempre sem esquecer a análise técnica e financeira.”

Participaram do encontro 100 pessoas; população pode apresentar demandas no endereço www.londrina.pr.gov.brA diretora da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Darlin Mafato, explicou aos participantes o que é o PPA, qual a abrangência da lei e para que serve. Ela destacou que tudo o que for planejado deve levar em conta a legalidade.

O objetivo das audiências é levantar as principais demandas da região que servirão para nortear os trabalhos para composição do Plano. A participação da comunidade é importante e necessária, pois é o espaço de manifestação popular em prol de melhorias para a cidade.

Ao todo, a Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Tecnologia realizará 12 audiências públicas, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Após a de ontem, também serão realizados encontros nos dias 11, 18 e 25 de abril e 2, 7, 9, 16 e 23 de maio.

O Plano Plurianual está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta. Visa diagnosticar a área de atuação, estabelecer desafios, determinar as políticas públicas, estabelecer indicadores para mensuração e avaliação das demandas levantadas, formas para execução e entrega dos serviços e produtos propostos no plano.

Internet

Além das audiências públicas, a população pode mandar sugestões por meio do portal eletrônico – www.londrina.pr.gov.br, no link “Plano Plurianual 2014-2017: traga sua contribuição para Londrina”, que está localizado na parte superior da página.  

Quem optar pela internet deve preencher seus dados pessoais como nome, endereço, bairro, endereço eletrônico e mandar sua sugestão. Todas as demandas enviadas serão analisadas em conjunto com aquelas sugeridas durante as 12 audiências públicas que o Município está realizando desde o dia 14 de março.

Fotos: Núcleo de Comunicação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos