Cidadão

Comissão Especial faz primeira reunião sobre Plano Municipal de Saneamento Básico

Encontro envolveu profissionais da área ambiental para tratar da atualização do PMSB de Londrina, com novas estratégias e divisão de equipes para a distribuição de tarefas

Nesta terça-feira (17) à tarde, foi realizada a primeira reunião da Comissão Especial responsável pelo processo de revisão e renovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Tendo sido conduzida no Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), a discussão foi coordenada pela geógrafa da Sema, Mariza Pissinati, com auxílio do geógrafo Alexandre Vieira e da engenheira ambiental Paola Scalone, também servidores da pasta.

Foto: Sema/Divulgação

Formada por 15 profissionais de diversos órgãos, a Comissão Especial inclui representantes do poder público e da sociedade civil, sendo que os nomes indicados foram aprovados pelo prefeito Marcelo Belinati, conforme o decreto municipal n° 1.315/2022. Durante o encontro, cada participante teve a oportunidade de se apresentar e explicar como poderá auxiliar a elaboração do novo PMSB.

O Plano Municipal de Saneamento Básico que está em vigor em Londrina foi instituído em 2010 e revisado no ano de 2015, sendo que a primeira revisão esteve em vigência até 2019. A projeção é que até o final de 2023 o plano seja atualizado com os dados de 2021, o ano-base que foi escolhido. De acordo com a Lei n° 14026/2020, esse novo plano terá vigência de 10 anos vigorando, portanto, até 2033.

Conforme a coordenadora da Comissão Especial, Mariza Pissinati, a necessidade de atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico decorre do cumprimento da lei e das mudanças que aconteceram no município. “Foram estabelecidas metas no plano de 2015, e agora temos que averiguar quais delas foram cumpridas ou não, assim como criar novas metas”, contou.

O PMSB é dividido em quatro eixos, e cada um será trabalhado por uma equipe: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.

O geógrafo Alexandre Vieira, que auxiliou no direcionamento da reunião, frisou que os grupos atuarão de maneira integrada. “Cada profissional poderá auxiliar mais de um grupo e, entre eles, vai ser feito um levantamento das fontes presentes em cada órgão responsável”, explicou.

Ao fim da reunião, ficou estabelecido que cada grupo deverá enviar um cronograma de trabalho até o dia 16 de fevereiro, e que a próxima reunião será realizada no dia 17 de março, de forma virtual.

Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos