Prefeito Marcelo confere obras de infraestrutura no Jardim São Rafael II
Bairro da zona leste está recebendo serviços urbanos que incluem asfalto, saneamento básico, iluminação pública e outras benfeitorias

O prefeito Marcelo Belinati esteve, na tarde de quinta-feira (20), no Jardim São Rafael II, que fica na zona leste de Londrina. O bairro está recebendo obras de infraestrutura, contratadas pela Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), para execução de asfalto, rede coletora de esgoto, galeria pluvial, meio-fio e rede de distribuição de água.

As benfeitorias também incluem energia elétrica, iluminação pública em LED, arborização, construção de calçadas e outros serviços urbanos. No total, 114 famílias estão sendo beneficiadas. E para realizar todos esses trabalhos, que integram um processo de regularização dos imóveis no Jardim São Rafael II, a Prefeitura está investindo a quantia de R$ 3,2 milhões, em valores atualizados. A obra foi contratada pela Cohab-Ld mediante licitação, e está sendo executada pela Loteadora Mercosul, que venceu a disputa.

Atualmente, a pavimentação está entrando na fase final, e em breve será feita a sinalização das ruas. Desde o início das obras, já foram concluídas as etapas de terraplanagem, implantação das galerias de água pluvial, construção e implantação da rede de água e esgoto, com substituição da antiga tubulação de fornecimento de água. Também foram executados calçadas e meio-fio, com substituição do subsolo e colocação de rachão nas ruas, para a fase de colocação do asfalto.
Durante a visita ao bairro, que fica próximo da área central, o prefeito Marcelo Belinati destacou que os primeiros moradores do São Rafael estão ali há quase 30 anos, e desde então conviviam com a poeira das ruas de terra, sem acesso a serviços básicos, como energia elétrica e saneamento. “Só quem já morou numa rua de terra sabe como é, quando está quente é aquela poeira. As pessoas limpam a casa e a poeira suja, você está comendo e vem a poeira junto. E, agora, estamos trazendo tudo isso aqui”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.

Uma das moradoras, Débora, contou ao prefeito que reside no São Rafael há 24 anos. Ela explicou que a água necessária para banho e preparo das refeições era buscada em uma mina, a luz da casa era fornecida por um lampião, e o aparelho de TV era ligado na bateria do carro. “Vocês estão vendo isso, no coração de Londrina e ao lado do shopping. Agora com toda infraestrutura necessária, em um programa de regularização, estamos levando essas benfeitorias a vários bairros da cidade. Parabéns ao povo bom e trabalhador do São Rafael”, concluiu Marcelo Belinati.

O presidente da Cohab Londrina, Bruno Ubiratan, acrescentou que os projetos do Programa de Regularização Fundiária são desenvolvidos com muita dedicação, pois representam a realização de um sonho comum a todas as famílias envolvidas. “Hoje, além das obras que estão acontecendo, temos a alegria e a segurança sendo levada a centenas de pessoas. É um dos melhores investimentos que a Prefeitura pode fazer pela população mais vulnerável”, disse.
Com o asfaltamento já em vias de conclusão, outra etapa que será executada no bairro são as vistorias e higienização da rede coletora de esgoto, para viabilizar o uso. “A obra de infraestrutura, como um todo, está em fase final. E prossegue em andamento o trabalho social da Cohab Londrina para titulação dessas famílias. Em breve, aquelas que atenderem aos critérios da regularização previstos em lei vão receber os títulos de propriedade dos seus imóveis”, completou a responsável pela Seção Social da companhia, Edna Braun.