Crianças de 5 e 6 anos começam a receber o reforço da vacina contra Covid-19
A Prefeitura de Londrina disponibilizou 1.000 vagas para agendamento nesta semana, de segunda a sexta, em diversas unidades de saúde espalhadas por toda a cidade
A partir de hoje (23), as crianças de Londrina com 5 e 6 anos de idade já podem receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O dia e horário da aplicação devem ser agendados no Portal da Prefeitura, aqui. Ao todo, foram ofertadas 1.000 vagas na semana, das quais apenas 105 foram preenchidas até o momento. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) salienta que a procura pela vacinação está baixa e reafirma a importância da dose de reforço para que a imunização das crianças seja mais efetiva.
O secretário da pasta, Felippe Machado, fez um apelo para que os pais ou responsáveis por crianças com esta faixa etária agendem a vacinação. Ele enfatizou que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra a Covid-19 aumenta a quantidade de anticorpos circulantes do organismo e, consequentemente, a proteção contra a doença. “A aplicação da dose de reforço é fundamental para manter os níveis de proteção contra a covid-19, inclusive para que o organismo possa se defender contra variantes”, apontou.
Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estarão abertas para a vacinação nesta semana, em todas as regiões. Hoje (23) estão disponíveis as UBSs do Santa Rita (oeste); Parigot de Souza (norte) e Cabo Frio (norte). Na terça-feira (24) abrem as unidades do Jardim do Sol e do Santiago, ambas na região oeste. Na quarta-feira (25), as UBSs da Vila Casoni (centro), do Eldorado (sul), do Marabá (leste), do Vivi Xavier (norte), do Parigot de Souza (norte) e do Armindo Guazzi (leste). E na quinta-feira (26) as crianças serão recebidas nas UBSs do Jardim do Sol (oeste), do Ouro Branco (sul) e Marabá (leste).
Podem receber a dose de reforço as crianças que receberam as duas doses da vacina há mais de 4 meses. Em Londrina há 2.200 crianças dentro da faixa etária de 5 e 6 anos aptas a receberem a dose da fabricante Pfizer-Biontech.
A SMS lembra que, após o agendamento da data da aplicação no site, é necessário imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto. Para aqueles que porventura agendarem a aplicação, mas não puderem comparecer é possível fazer o há um botão de cancelamento, que pode ser acessado no mesmo local do agendamento.