Guarda Municipal divulga balanço das ações do fim de semana

Equipes fizeram patrulhamento em diversas áreas, além de fiscalizações de veículos e motocicletas

A Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal de Londrina, divulgou, na manhã desta terça-feira (24), o balanço das principais ações e atendimentos prestados na cidade, durante o último fim de semana, dos dias 20 a 22 de janeiro.

Uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pela Avenida dos pioneiros, em direção à Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior, por volta da 1h50 da madrugada de sábado (21), quando flagrou vários motociclistas disputando racha próximo à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os guardas deram voz de abordagem, conseguindo parar três motoqueiros. Na sequência, sete autos de infração de trânsito foram emitidos devido às irregularidades flagradas. Após consulta no sistema, a equipe identificou que uma das motos não possuía registro e, diante do fato, o veículo foi recolhido ao pátio municipal.

Apoio ao adolescente – Ainda no fim de semana, a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal flagrou um rapaz pulando o muro da Escola Municipal Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves, Jardim Sabará (região oeste). Por volta das 4h de sábado (21), a equipe que realizava patrulhamento preventivo foi acionada para verificar a ocorrência e, ao chegar no local, presenciou um adolescente dormindo no interior da escola. A equipe fez a vistoria pelo local e não encontrou sinais de arrombamento. O adolescente relatou que não queria voltar para casa com medo do padrasto brigar com ele. Uma equipe do Conselho Tutelar foi acionada para poder acompanhar o caso e realizar os procedimentos cabíveis.

Foto: divulgação/Defesa Social

Veículo irregular – No final da manhã de sábado (21), outra equipe da GM que realizava patrulhamento pelas imediações da Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro (região sul) se deparou com um veículo suspeito e realizou abordagem. Não havia irregularidade com condutor, porém após consulta da placa do carro no sistema foi possível identificar R$ 3.991,89 em débitos referentes ao não pagamento de multas e taxas de licenciamento. Diante disso, o automóvel foi recolhido ao pátio municipal.

Fiscalizações – Durante todo o final de semana, as equipes da Guarda Municipal realizaram várias ações de fiscalização de trânsito e da lei de controle da poluição sonora em pontos estratégicos. Ao todo, 155 veículos, sendo 135 carros e 20 motocicletas, foram alvos das equipes. Foram lavrados 38 autos de infração de trânsito de diversas naturezas devido aos flagrantes constatados. Dezessete veículos foram removidos ao pátio municipal. Uma motocicleta foi autuada dentro da Lei Municipal nº 13.289/2021, que instituiu o controle da poluição sonora veicular.

Demais atendimentos – As equipes do setor operacional também intensificaram o patrulhamento preventivo pelas imediações da Biblioteca Pública Municipal, Bosque Marechal Cândido Rondon, Concha Acústica, Zerão, Lagoa Dourada, região dos lagos Igapó, Aterro, escolas municipais, unidades de saúde, entre outros prédios públicos. A central de recebimento de denúncias da GM é o número 153.