Destaques

Prefeitura inicia implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Em reunião nesta terça-feira (31), foram definidas as áreas de atuação de cada secretaria e órgão municipal, com base na lei municipal n° 13.438/2022

Servidores da Prefeitura de Londrina se reuniram terça-feira (31), na Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), para dar início à implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Instituído pela lei municipal n° 13.438/2022, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, o Plano foi elaborado por meio de um processo que envolveu 31 reuniões técnicas do comitê diretor, três audiências públicas e oficinas técnicas com as cooperativas de reciclagem.

Foto: Giulia Carradore (estagiária)/Sema

A reunião desta terça-feira (31) foi coordenada pela geógrafa da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, com apoio do geógrafo Alexandre Vieira e da engenheira ambiental Paola Scalone. O objetivo principal do encontro foi organizar todas as áreas de atuação que serão abordadas nos próximos meses, e cada divisão foi pautada nas especialidades de atuação dos envolvidos.

Pissinati explicou que, por meio do PMGIRS, o poder público reafirma a responsabilidade de implantar políticas públicas para o manejo dos resíduos sólidos. “Esse encontro mobilizou sete órgãos municipais que irão trabalhar nas ações definidas pelo Plano, seguindo uma ordem de prioridades, com objetivo de promover um ambiente cada vez mais limpo e saudável”, destacou.

Cada subgrupo irá atuar com um dos temas seguintes: catadores informais; destinação de carcaças de animais; resíduos perfurocortantes; resíduos de produtos veterinários e resíduos de produtos saneantes desinfetantes; compostagem de orgânicos; sustentabilidade econômica e financeira; resíduos da construção civil; e estratégias na rede municipal de ensino.

E cada tema ficou sob responsabilidade de um órgão ou secretaria municipal. São eles: Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda (SMTER), e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT).

O objetivo dessa divisão de tarefas é que cada secretaria e órgão municipal realize, dentro do seu escopo, a discussão e as tratativas em busca de soluções. “A Educação, por exemplo, levará essas informações e orientações até as famílias, por meio dos alunos matriculados na rede municipal”, explicou Pissinati.

O atual PMGIRS pode ser acessado no Portal da Prefeitura, clicando aqui. Contribuições e sugestões para a implementação do PMGIRS em Londrina podem ser encaminhadas diretamente à Secretaria Municipal do Ambiente, pelo telefone 3373-4753 ou pelo e-mail plano.residuos@londrina.pr.gov.br .

Texto: Giulia Carradore, com supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

 

Atualizado em 1° de fevereiro, às 18h17

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos