Destaques

Museu de Arte de Londrina comemora 20 anos

Exposição “Bilhete de Viagem” reúne diversas manifestações artísticas para homenagear o edifício

Exposição “Bilhete de Viagem” reúne diversas manifestações artísticas para homenagear o edifício

Para comemorar seu aniversário de 20 anos, o Museu de Arte de Londrina, que fica na Rua Sergipe, 640, irá realizar a partir do dia 13 de maio um conjunto de produções artísticas chamado “Exposição Bilhete de Viagem”, que está inserido na “11ª Semana Nacional de Museus (memória + criatividade) = mudança social”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O nome da exposição é uma lembrança à antiga rodoviária de Londrina, que é a  atual sede do Museu de Arte. O evento traz além das obras, uma série de intervenções de artistas locais das mais diversas formas de arte.

A exposição busca enviar um recado poético e crítico sobre a situação do Museu.  Para o evento, vários agentes culturais, desde os gestores, os curadores e os artistas foram desafiados a encontrarem a melhor forma de criar uma viagem cultural, com qualidade e criatividade, de uma forma que cause estranhamento e chame a atenção do público para o prédio.

Os organizadores  do “Bilhete de Viagem” explicaram que a exposição foi feita pensando em oferecer algo diferente ao público, fugindo de exposições e obras reconhecidas pela maioria como mais convencionais como telas dependuradas, esculturas em pedestais. A grande obra da exposição é o edifício, o Museu e as diversas manifestações artísticas que dialogam com o edifício.

A diretora de Ação Cultural, Maria Luisa Alves Fontenelle, lembrou a importância do Museu para a cidade. “Temos um trabalho junto a públicos diferentes como a comunidade escolar, grupos organizados que visitam o museu e o público espontâneo, que é aquele que está passando. Um grande serviço que temos é a biblioteca especializada em artes, que fica disponível para a consulta. O Museu é um espaço público que pode e deve ser procurado por todos, não só para conhecer, mas também para realizar exposições.”

Maria Luisa chamou atenção para uma reunião aberta que será realizada antes da abertura da exposição. “Dia 13, às 18h, vamos nos reunir com a comunidade, artistas, estudantes e gestores para pensarmos juntos sobre o Museu e vislumbrarmos novos rumos possíveis para essa instituição. Todos estão convidados a participar.”

A Exposição “Bilhete de Viagem” será aberta oficialmente às 18h30, do dia 13, e se estende até o dia 29 de maio. Funciona das 8h às 18h, e em período noturno, das 19h às 21h, nos dias 27, 28 e 29. É uma realização da Secretaria de Cultura e Museu de Arte de Londrina em parceria com a Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL, Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Sesc Londrina, além de instituições como Unifil e Museu Histórico Padre Carlos Weiss.

Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos