Cidadão

Prefeito se reúne com representantes do movimento negro

Alexandre Kireeff recebeu lideranças políticas e comunitárias para tratar sobre o Dia da Consciência Negra

MovNegroO prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, junto do procurador Geral do Município, Zulmar Fachin, recebeu representantes do movimento negro de Londrina, os vereadores Roque Neto, Lenir de Assis, Junior Santos Rosa e Elza Correa e também lideranças comunitárias para tratar do feriado da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro em seu gabinete na Prefeitura.

O procurador do Município explicou que o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) entrou com uma ação pedindo a nulidade do feriado. “Uma decisão judicial julgou a ação que pedia a inconstitucionalidade do Dia da Consciência Negra, entendendo que não cabe o Município legislar sobre esse tema. Agora o Município entrará com um recurso para reverter à sentença.”

O membro do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, José Mendes, ressaltou a importância da data para toda a cultura brasileira. “É um feriado que representa a história do país, não só dos negros. Vamos fazer nossa parte para que ele seja mantido. Vamos nos reunir urgentemente para tratar do assunto e pedir que a ação seja anulada. Ficamos contentes de ver que o prefeito entende e dá apoio a nossa luta.”

Alexandre Kireeff se posicionou a favor da nulidade da decisão judicial. “Já entendemos que devemosMovNegro recorrer. É um feriado representativo, é totalmente legítimo que o Dia da Consciência Negra seja mantido. Vale lembrar que órgãos públicos manterão o feriado, a decisão do juiz vale apenas para o comércio. O Município vai colaborar de todas as formas.”

A liminar concedida pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Marcos José Vieira, liberou a abertura do comércio no feriado municipal do Dia da Consciência Negra. Pela decisão do juiz, o município de Londrina não poderá impedir que os estabelecimentos comerciais funcionem no dia 20 de novembro e tampouco poderá aplicar qualquer multa ou sanção aos lojistas que abrirem as portas nessa data.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos