Programa Ecometrópole é tema de audiência pública
Membros do Consemma irão explicar o programa que terá um projeto piloto na Bacia do Córrego Água Fresca
A Prefeitura de Londrina promove amanhã (21), a partir das 19h, na Escola Estadual José Anchieta, que fica na Rua Riachuelo, 89, uma audiência pública para apresentar a proposta do projeto “Ecometrópole – Bacia do Córrego Água Fresca”. A proposta prevê um amplo desenvolvimento no campo social, econômico e ambiental através de uma gestão pública personalizada. Membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) farão a explanação do Programa Ecometrópole. O encontro é aberto a todos os interessados.
O ambientalista e membro do Consemma, João das Águas, é um dos responsáveis pela elaboração do Ecometrópole. “A proposta já foi aprovada em duas conferências do meio ambiente. Foi desenvolvido por especialistas ambientalistas e tem o apoio do Ministério Público. Amanhã será lançado o projeto piloto, que prevê intervenções na área da bacia do Córrego Água Fresca. O projeto é arrojado e inédito e foi pensado de forma a poder ser expandido para outras cidades da região hidrográfica, como Cambé, Rolândia e Arapongas.”
O ambientalista ainda adiantou algumas das iniciativas que o projeto deve implantar. “Entre as ações que podem ser desenvolvidas está a divisão da cidade em quatro grandes regiões e sua subdivisão pelas águas, fotografia de imóveis e ruas da cidade para a promoção da adaptação dos imóveis em relação à captação das águas da chuva e da luz solar, entre outros. A ideia é oferecer um curso para todas as pessoas acima dos dez anos para que elas compreendam o que é o programa e para que elas participem ativamente de políticas de voluntariado. Cada indivíduo é muito importante para o projeto.”
O secretário do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, convoca a população a participar. “É uma proposta muito interessante que traz a gestão urbana através do desenho das bacias hidrográficas. É notável uma similaridade de solo, vegetação e outras coisas quando se faz esse tipo de divisão. Então é importantíssimo que a população compareça, pergunte, dê sua opinião e conheça a proposta.”
Foto:Divulgação