Secretaria de Educação lança livro digital sobre Gestão Escolar
Documento serve como um guia para os trabalhos dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais e dos CMEIs de Londrina

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou o livro digital “Gestão Escolar: guia e fundamentos para a rede municipal de ensino de Londrina”, para orientar os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no planejamento e organização do trabalho escolar. O material está disponível na intranet (clique aqui).
O livro pretende facilitar o acesso à informação dos gestores escolares e ajudá-los a lidar com as questões que envolvem o dia a dia do ambiente escolar. Para isso, ele está dividido em várias seções que trazem as especificidades das Diretorias Pedagógica, Administrativa e de Planejamento; e a Financeira. Cada um desses segmentos está apresentado com uma cor diferente, para tornar a leitura mais agradável.
Assim, o material espera ajudar dos gestores escolares nos diferentes aspectos do contexto escolar, abordando conteúdos que orientam as ações de diretores e coordenadores pedagógicos no exercício da função, por exemplo os referentes à gestão democrática de ensino; as legislações da área; a organização do ensino e suas especificidades; a educação inclusiva; indicadores de qualidade; programas federais; gestão de recursos financeiros; documentação escolar; manutenção dos espaços e outros. A centralidade do conteúdo está na dimensão pedagógica, que norteia todas as demais.
Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, a intenção é facilitar o acesso à informação e ajudar os gestores no dia a dia dos trabalhos nas unidades escolares. “Em 2015, a Secretaria de Educação estruturou um livro como esse, mas ele não atendia mais as demandas dos gestores. Sentimos a necessidade de produzir uma versão atualizada e mais moderna, com QR-Code que direcionasse a documentos oficiais. Além disso, é um material que complementa a formação continuada e subsidiará o trabalho dos 369 diretores e coordenadores que assumiram as funções em janeiro desse ano. Acreditamos que este material vai orientar a tomada de decisões no interior das unidades escolares, contribuindo com a qualificação profissional dos nossos gestores”, explicou Perez.
O livro foi lançado na formação dos gestores escolares realizada nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, pela Secretaria de Educação com 369 profissionais eleitos para um mandato de quatro anos.