Lei estabelece 2013 como ano do centenário de Dom Geraldo

Prefeito assina documento que presta homenagem ao religioso amanhã em seu gabinete
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assina amanhã (24), às 10h em seu gabinete na Prefeitura, a lei que estabelece o ano de 2013 como o ano do centenário de nascimento de Dom Geraldo Fernandes Bijos. O religioso assumiu a diocese de Londrina em 17 de fevereiro de 1957, a qual dirigiu e destacou-se por aumentar consideravelmente os vicentinos e fundar as damas de caridade para ajudar os menos favorecidos, além de terminar a Catedral e construir outros templos religiosos. Dom Geraldo faleceu em 29 de março de 1982.
O trabalho de Dom Geraldo se destacou pelo engajamento social e político. Era presença constante nos eventos da cidade como inaugurações, exposições, recepção de personagens ilustres e participava das reivindicações da região. Juntamente com os bispos paranaenses, participou da criação da Frente Agrária Paranaense para a promoção social e conscientização do homem do campo.
Entre suas ações está a sua participação direta nos primeiros cursos superiores na cidade. Dom Geraldo foi convidado a lecionar Direito Romano no curso de direito, função que exerceu até a sua aposentadoria. Ainda no campo da educação, organizou escolas radiofônicas para alfabetizar e conscientizar o trabalhador rural, o chamado “Movimento de Educação de Base “(MEB)”. Para isso foi fundada a Rádio Alvorada.
Foto:Ilustrativa




