Destaques

Ruas dos bairros Santos Dumont e Caravelle começam a ganhar recape asfáltico

Cinco ruas terão pavimento renovado na área localizada entre as avenidas Santos Dumont e Dez de Dezembro, na região leste

Na região leste de Londrina, a Prefeitura está realizando mais uma obra de recuperação de asfalto para melhorar as condições estruturais de um conjunto de vias e devolvê-las revitalizadas à população. Dessa vez, é a vez de cinco ruas receberem serviços de recape asfáltico para  terem suas pistas renovadas, na abrangência dos bairros Santos Dumont e Caravelle. As atividades iniciaram com equipes e maquinários operando na manhã desta quinta-feira (16).

A área das vias contempladas neste trabalho fica compreendida no trajeto entre as avenidas Santos Dumont e Dez de Dezembro, também entre as avenidas Juscelino Kubitschek (JK) e Salgado Filho, próximo ao Aeroporto.

Foto: Divulgação

Com recursos próprios municipais, totalizando montante de R$ 935 mil, aproximadamente, serão recompostas, integralmente, as ruas Jaú, Comandante Carlos Alberto, Newton Braga, Vasco Cinquini e Otávio Palhares. A empresa responsável é a Axial, que, dentre diversos trabalhos prestados à Prefeitura acaba de concluir o recape da avenida Duque de Caxias. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) fará a fiscalização das operações.

A previsão é que, nos bairros Santos Dumont e Caravelle, os recapes sejam concluídos em um período aproximado de 10 a 15 dias, conforme as condições climáticas. As tarefas começaram hoje (16) pela rua Jaú, que passa pelo Colégio Estadual Machado de Assis e fica entre as ruas Luiz Rosseto e Leonardo da Vinci.

Os bairros nessa região da cidade são majoritariamente residenciais, mas contam com alta circulação de veículos por estarem muito próximos a avenidas movimentadas e repletas de estabelecimentos e serviços diversos. Por esse motivo, as ruas atendidas nesse momento pela Prefeitura, a maior parte com pista estreita, estão em estado deteriorado e não oferecem segurança e condições adequadas aos motoristas e pedestres que circulam pela área.

Foto: Divulgação

Para promover o recape, que irá alcançar 22.259 m² em execução de pavimento, serão aplicadas 1.669 toneladas de produto asfáltico durante as ações. Nas ruas, a movimentação contará com veículos pesados para as operações, como caminhão basculante, espargidor, rolo liso, rolo de pneu e vibroacabadora.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, as intervenções para recuperar as cinco vias nessa localidade complementam outros trabalhos importantes na mesma faixa de abrangência da zona leste. “São ruas que estavam em péssimo estado e agora ficarão renovadas em um canal de trânsito por onde passam muitos veículos diariamente, perto de grandes avenidas movimentadas. Antes, em 2022, a avenida Santos Dumont passou por um recape extenso de quase 2 km, entre a avenida JK e o Aeroporto, além de ter ganhado a implantação de uma nova rotatória, entre outras adequações”, frisou.

Melhorias na região leste – Outros trabalhos próximos à essa região, lembrou Verçosa, foram ações de tapa-buracos em diversas ruas, e, um pouco antes, em 2021, a construção da nova alça de acesso da avenida Dez de Dezembro para a rua Bolívia, estrutura viária que facilitou várias rotas de trânsito – para quem trafega da região norte até a Vila Brasil e região sul, e também de quem sai do centro e da região sul para acessar a região leste no sentido do Aeroporto.

Ainda na parte leste da cidade, mas na área do Hospital Universitário (HU), recentemente, entre janeiro e fevereiro de 2023, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) concluiu duas séries de recape. Os atendimentos ocorreram por meio de dois contratos diferentes, primeiro no Jardim Vitória Régia e, posteriormente, nas vilas Áurea e Operária. No total, essas ações somaram 17 ruas recapeadas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos