Conselho de Alimentação Escolar realiza eleição complementar para preencher vagas
Há quatro vagas de suplentes a serem preenchidas; interessados têm até dia 28 de fevereiro para se inscrever

O Conselho de Alimentação Escolar de Londrina (CAE) vai realizar uma eleição complementar para suprir as vagas abertas da gestão de 2021 a 2025. Ao todo, há quatro oportunidades para cargos de suplentes do CAE, sendo duas delas para a área de trabalhadores da educação e de discentes; uma para suplente de representantes de pais de alunos matriculados na rede municipal de ensino e uma representante da sociedade civil organizada.

Os interessados em se inscrever devem se atentar aos prazos. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 28 de fevereiro, uma terça-feira. É preciso enviar o formulário preenchido (que está disponível na internet no link https://forms.gle/hYMoHh27sHVWNg3h6) e a documentação digitalizada constante no edital, para o e-mail: cae@edu.londrina.pr.gov.br. Segundo a presidente do CAE, Dóris Andrade de Cruz, a eleição será on-line. “A lista de documentos é grande, porém a Diretoria de Assessoria do Conselho de Alimentação Escolar dá o suporte para quem quiser se inscrever. É importante ressaltar que o CAE é fundamental para garantir recursos para a merenda, bem como qualidade dos alimentos, por isso sempre trabalhamos em sintonia com os gestores públicos. O CAE garante que haja compra de alimentos saudáveis, sobretudo da agricultura familiar”, disse a presidente do conselho.
As reuniões do CAE ocorrem mensalmente, sendo que o trabalho dos conselheiros eleitos é dividido por comissões. Há comissões de visitas em instituições conveniadas, outra para visitas em unidades próprias, outra para os processos de licitação e compras, e, por fim, uma delas é responsável pela prestação de contas.
Os integrantes também debatem os assuntos pertinentes em grupos de estudo e atuam diretamente nas unidades escolares verificando se estão sendo seguidas as normas de vigilância sanitária, como está sendo feito o preparo dos alimentos, se o estoque está correto e se a entrega por parte dos fornecedores está adequada. “Assim, vamos evoluindo na questão da alimentação escolar cada vez mais saudável, por isso é importante termos conselheiros participativos. A melhoria da alimentação escolar depende da atuação do CAE, bem como a garantia de recursos do governo federal depende de um CAE estruturado, seguindo a legislação”, disse Cruz.
A relação das inscrições aceitas será publicada no site da Prefeitura de Londrina (https://portal.londrina.pr.gov.br/assembleias-eleicao) no dia 3 de março. Aqueles se sentirem insatisfeitos poderão recorrer até o dia 7 de março, pelo e-mail cae@edu.londrina.pr.gov.br. A eleição dos candidatos será feita por meio de Assembleia, que irá ocorrer no dia 21 de março, às 18h30. Para participar deste momento será preciso se inscrever antecipadamente pelo formulário disponível aqui: https://forms.gle/jtCSX5XuEuEyC1ot6. As inscrições para assembleia vão de 10 a 21 de março. O resultado final será publicado no dia 24 de março, no site da Prefeitura de Londrina.