Destaques

Secretaria do Ambiente divulga projetos ambientais voltados a escolas

Por meio do "Descobrindo o Parque", alunos participam de visitas e trilhas guiadas ao Parque Arthur Thomas; já a Biblioteca Móvel Ambiental leva atividades de incentivo à leitura a escolas

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) divulga dois projetos ambientais voltados para escolas de Londrina, tanto públicas quanto particulares, que têm interesse em levar conscientização ambiental para seus alunos, por meio de experiências práticas.

Envolvendo visitas e trilhas guiadas ao Parque Municipal Arthur Thomas, o Descobrindo o Parque aborda temas diversificados relacionados à unidade. O projeto é voltado para todas as faixas etárias, e as escolas ou grupos interessados em levar os alunos para o passeio devem agendar a visita. No dia marcado, as turmas são recepcionadas por monitores para uma trilha guiada pelo Parque. Para solicitar o agendamento, é necessário preencher um formulário on-line (clique aqui).

Foto: Sema/Divulgação

As visitas e trilhas são guiadas por servidores e estagiários da Sema, que desenvolve o projeto desde 1995. O Parque contém aspectos históricos do município de Londrina, além de características naturais da região. É um centro de lazer, e também um imenso laboratório ao ar livre, pois propicia o contato do visitante com as áreas verdes.

Dentre os conteúdos abordados durante a visita, e de acordo com cada faixa etária, estão: relevo, solo e clima; história do Parque; preservação do patrimônio público; bacias hidrográficas; fauna, flora e suas interações (conceitos básicos de ecologia); e degradação ambiental (lixo, erosão, assoreamento, desmatamento, ação antrópica).

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, o objetivo principal da iniciativa é proporcionar vivências por meio do contato direto com a natureza, para que os participantes observem e aprendam por meio da experiência. “Ter a consciência de que fazemos parte da natureza aumenta o vínculo que temos com ela e o desejo de preservá-la”, disse.

Biblioteca Móvel Ambiental Outro projeto realizado pela Sema é a Biblioteca Móvel Ambiental, que busca incentivar a leitura, enfatizando temas ambientais, para alunos de escolas públicas e privadas. A iniciativa é promovida desde 2010 e funciona através de uma unidade móvel, ou seja, um ônibus equipado com livros, revistas, gibis, panfletos e DVDs com temas ambientais variados.

A abordagem é voltada principalmente para o público infantil, com faixa etária entre 6 e 12 anos. O atendimento é previamente agendado e ocorre com a visita do ônibus à própria escola ou local pré-determinado. O agendamento também deve ser feito mediante preenchimento de formulário on-line (clique aqui).

Ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental. Foto: Giulia Carradore/Sema

As turmas são atendidas por professores e/ou estagiários de Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental e Técnico em Meio Ambiente. O monitor é responsável pelo desenvolvimento das atividades, as quais variam em duração, formas e recursos de abordagem e conteúdo, de acordo com a faixa etária ou interesse do professor, além da quantidade de turmas a serem atendidas.

Entre os conteúdos trabalhados estão: economia de água e de energia; consumo consciente e reciclagem; origem dos produtos; arborização urbana; e degradação ambiental (lixo, queimadas, animais abandonados, desmatamento, dentre outros). A iniciativa tem parceria da Viação Garcia.

Para a gerente de Educação Ambiental da Sema, a Biblioteca Móvel, ao proporcionar o acesso aos livros e consequentemente à leitura, colabora para a formação de um cidadão informado e consciente do ponto de vista ambiental. “O principal objetivo é oferecer um recurso motivador, interessante e diferente às instituições de ensino e comunidade, para difundir o conhecimento de definições relativas ao ambiente, além de sensibilizar a população para a necessidade de preservar o meio ambiente”, informou Isidoro.

Atendimento – Quem tiver dúvidas ou precisar de outras informações pode entrar em contato com o setor de Educação Ambiental da Sema, pelos números (43) 3372-4768 (que também atende pelo WhatsApp) e (43) 3372-4769. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos