Saiba quais instituições ganharão cadeiras de rodas pela Campanha Eu Ajudo na Lata 2023
A arrecadação de lacres de alumínio vai até agosto e seis entidades de Londrina e região serão beneficiadas; Secretaria Municipal de Educação é parceira da campanha, que já arrecadou mais de 14 toneladas de lacres em dez anos

Realizada há mais de dez anos em Londrina, a campanha “Eu Ajudo na Lata” destina, anualmente, cadeiras de rodas para instituições beneficentes da cidade e de outros municípios do norte do Paraná, sendo as entregas fruto da arrecadação de lacres de latas de alumínio junto à comunidade. A venda dos anéis é revertida na compra e repasse dos itens, por meio da Unimed Londrina, realizadora da iniciativa. A Secretaria Municipal de Educação (SME) é uma das parceiras da campanha, que iniciou a 11ª edição em janeiro deste ano e irá prosseguir até setembro, quando as cadeiras são distribuídas às entidades contempladas.

As doações de 2023 já estão sendo feitas e os lacres podem ser enviados por qualquer pessoa que tenha vontade de ajudar a melhorar a mobilidade de pessoas atendidas pelas instituições selecionadas. Neste ano, foram escolhidas para ganhar as cadeiras seis entidades das dez inscritas: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rolândia; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cambé; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alvorada do Sul; Casa Dia para Idosos; Lar São Vicente de Paula de Arapongas; e o ILECE – Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais
Os interessados em aderir à campanha podem fazer a entrega dos lacres nos seguintes pontos de arrecadação da Unimed Londrina: Sede Administrativa (Av. Ayrton Senna, 1.065), Clínica Multiprofissional e Clínica de Oncologia e Aplicação de Medicamentos (Av. Ayrton Senna, 555), Unimed Saúde (Av. Santos Dumont, 860), Clínica de Vacinas (R. Souza Naves, 999) e escritórios regionais de Cambé, Ibiporã, Rolândia, Arapongas e Assaí. Quem tiver dúvidas ou precisar de mais informações, o telefone para contato da Unimed é o 3375-6101.
As instituições interessadas em receber as doações de cadeiras fizeram uma inscrição no site da Unimed Londrina. Para a avaliação, a pontuação leva em conta os critérios de número de pessoas atendidas, instituições que atendem exclusivamente pessoas com deficiência física, e instituições que atendem exclusivamente idosos com dificuldades de mobilidade.
Parceira da Unimed na campanha Eu Ajudo na Lata, a Secretaria Municipal de Educação auxilia na arrecadação de lacres junto às unidades escolares, reforçando também a divulgação desta iniciativa. A expectativa é que a SME faça a doação de, no mínimo, 170 garrafas pet cheias de lacres de alumínio. Em troca, conforme já ocorreu nas edições anteriores, a rede municipal de ensino ganhará uma cadeira de rodas que será repassada a uma aluna ou aluno de uma escola, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou Centro de Educação Infantil (CEI) filantrópico.

Do dia 1º ao dia 31 de agosto, a Unimed Londrina irá realizar uma enquete no site para definir quantas cadeiras serão destinadas para cada instituição. Todas as pessoas podem participar votando na sua preferida e quanto mais votos, mais cadeiras a instituição recebe. Em 2022, foram registrados 9.057 votos na enquete. A entrega dos equipamentos será realizada em setembro deste ano, em uma cerimônia na sede da Unimed.
Segundo a assistente de Sustentabilidade, da Gerência de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Isabela Moreno Nespolo, a Secretaria Municipal de Educação é uma importante parceira da campanha, participando desde 2015 da arrecadação. “Essa parceria é antiga e a Educação, além de ajudar muito a Unimed e estimular e incentivar a coleta nas escolas e demais unidades municipais, ainda contribui com a cultura de preservação do meio ambiente por meio da reutilização de resíduos recicláveis. Com a campanha, também fica fortalecida a relação entre a Unimed e as instituições beneficiadas com as cadeiras de rodas, que atendem pessoas que precisam. Há as entregas periódicas dos lacres arrecadados e, ao final, um evento para prestação de contas e entrega das cadeiras”, contou.

A responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, frisou que a campanha Eu Ajudo na Lata tem como principal objetivo praticar a solidariedade com a participação popular, também tendo o cunho da sustentabilidade. “Já há muitos anos, as unidades escolares do Município fazem a arrecadação dos lacres, mobilizando a comunidade escolar. Essa campanha já ajudou muitas pessoas com deficiência e dificuldades de mobilidade, então, mais uma vez, convidamos todos a colaborar e participar da iniciativa”, reforçou.
Nos dez anos de atividades da Eu Ajudo na Lata, a Unimed Londrina entregou 205 cadeiras de rodas e 74 instituições foram beneficiadas. No total, foram 14.177kg de alumínio arrecadados em todas as edições. Na última ação, em 2022, foi doada mais de uma tonelada de lacres. A Secretaria Municipal de Educação, desde o início de sua parceria com a iniciativa, recebeu sete cadeiras de rodas para a rede municipal.