Violência contra idosos é tema de palestra
O tema foi abordado pela delegada titular da Delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, Marli Maurício Tavares
Evento marcou o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa; cerca de 180 pessoas participaram do encontro
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria do Idoso, promoveu na tarde de hoje (14) a palestra “Vamos romper o pacto do silêncio”, com a delegada titular da Delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, Marli Maurício Tavares, para marcar o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. O encontro foi no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizado na Rua Governador Parigot de Souza, 311, e contou com a presença de cerca de 180 pessoas.
A secretária municipal do Idoso, Maria Inez Barroso, comemorou a vinda da delegada Marli Tavares à cidade. “Em São Paulo são oito delegacias de Proteção ao Idoso. Nós nos informamos e pedimos que a doutora Marli viesse para compartilhar suas experiências e práticas. Acredito que aqui, o que precisamos desenvolver é um trabalho menor que o que precisa ser realizado em São Paulo, por isso a importância de se aprender com as experiências dela e enriquecer nossas ações.”
A secretária explicou os diversos tipos de violência que acometem os idosos. “Atendemos cerca de 800 a mil casos por ano de violência contra idoso. Hoje, no meio de junho, já estamos com mais de 500 casos. Violência não é só física, é psicológica e financeira. Muitos usufruem da aposentadoria de seus pais e avós, utilizam seu cartão, sacam o dinheiro dos idosos e depois os deixam em dificuldade. Ou os ofendem, os fazem se sentir inúteis. Tudo isso faz parte da violência.”
Maria Inez contou que a Secretaria já desenvolve um trabalho de combate á violência e ao abandono. “Em Londrina procuramos propiciar o convívio familiar entre os idosos e seus parentes. Tentamos localizar esses parentes e colocá-los diretamente em contato com os idosos que se encontram sozinhos. Fazemos um trabalho de prevenção, para que o idoso não chegue ao estado de abandono. Além das atividades que buscam a qualidade de vida que sempre oferecemos aos idosos.”
A delegada titular da Delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, Marli Maurício Tavares, acredita que sua palestra pode ajudar em ações futuras na cidade. ”É importante essa troca, nós trazemos um trabalho de proteção do idoso que é novidade para Londrina. Há casos, situações e ocorrências que podem agregar ao trabalho realizado aqui. O ideal é manter um trabalho multidisciplinar, constituir uma equipe, e se possível, uma delegacia especialmente para tratar da proteção ao idoso.”
Dia 15 de junho
O dia 15 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, em 2006. O objetivo da criação da data é a busca de uma consciência mundial sobre a existência da violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de não aceitá-la como algo naturalizado na sociedade.