Audiência do Ecometrópole mostra resultado do primeiro mês
Articuladores fizeram uma apresentação para o prefeito, secretariado e população mostrando o trabalho realizado pela Comissão no primeiro mês
A Prefeitura de Londrina promoveu ontem (18), a segunda audiência pública para apresentar o andamento das ações do projeto Ecometrópole: Bacia do Córrego Água Fresca. O encontro foi na Escola Estadual José Anchieta. A reunião teve a apresentação dos representantes da Comissão de trabalho encarregada do Projeto, os ambientalistas e articuladores do Ecometrópole, Luis Figueira, João das Águas e Marcelo Frazão, que demonstraram a evolução do Projeto em relação à última reunião. O encontro contou com a participação do prefeito Alexandre Kireeff, de parte do seu secretariado e da sociedade civil.
A apresentação contou com a descrição dos principais objetivos do Projeto e ações que foram realizadas nesse primeiro mês. Os integrantes da comissão têm se reunido semanalmente para tratar do Ecometrópole. O prefeito de Londrina elogiou o trabalho e comemorou os resultados apresentados na noite de ontem. “O Ecometrópole tem potencial, e essas reuniões têm sido muito produtivas. Vamos analisar tudo que nos for apresentado junto com a população.”
Kireeff ressaltou a importância de se discutir assuntos importantes com a sociedade. “Esse compartilhamento com a população é sempre necessário. Não podemos mais adotar esse modelo de tomada de decisão de cima para baixo, com a decisão partindo de um só grupo ou pessoa. Temos que ouvir o cidadão. Nossa ideia é a gestão compartilhada, discutir sempre e envolver as pessoas diretamente no processo. O Ecometrópole é um exemplo, e todo o Projeto trata dessa colaboração entre Prefeitura e sociedade civil.”
Luis Figueira ressaltou a importância da colaboração da população no desenvolvimento da cidade. “Nós estamos pensando em desenvolvimento sustentável. Essa ideia passa pela dimensão espacial, política e cultural. É dessa forma que vamos constituir a plataforma do Ecometrópole. Vamos buscar uma mudança comportamental no cidadão, e essa mudança vai refletir diretamente no desejo do desenvolvimento sustentável.”
João das Águas apresentou uma série de fotos de irregularidades que acontecem na cidade e Marcelo Frazão reforçou o pedido para que a sociedade se envolva no projeto. “Precisamos nos mobilizar, fazer juntos e não apenas cobrar da Prefeitura. Todos precisam contribuir. A Prefeitura tem um papel importante, e deve cumprir, mas cada cidadão precisa fazer sua parte. Um trabalho conjunto é necessário.”
O Ecometrópole prevê um amplo desenvolvimento no campo social, econômico e ambiental através de uma gestão pública personalizada. A comissão continuará se reunindo mensalmente para planejar o desenvolvimento do Projeto. Também esteve presente na reunião de trabalho, o vereador Mario Takahashi.
Fotos: Luiz Jacobs