Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural realiza Conferência
Encontro debate ações para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, agricultura familiar, e gestão e participação social no campo
Teve início na manhã de hoje (21) a 6ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS), etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, com o tema “Por um Brasil e Paraná Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer”. A solenidade de abertura foi realizada no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 375, às 9h.
O objetivo é propor as diretrizes, prioridade e estratégias para a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PMDRSS). Para isso, durante o dia, serão debatidos sete eixos temáticos que contemplam o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Paraná, agricultura familiar e agroecologia; reforma agrária e democratização do acesso à terra; estratégia de Desenvolvimento rural; gestão e participação social; autonomia das mulheres rurais; autonomia da juventude rural e promoção do etnodesenvolvimento.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Casanova Júnior, o trabalho em conjunto com os agricultores e entidades auxilia na produção de um planejamento mais completo para a área. “Esperamos debater os eixos temáticos da melhor forma possível. Acredito que este trabalho é como o trabalho de formigas, onde cada um traz sua contribuição e de pouco em pouco fazemos um trabalho que engloba a necessidade de todos e que servirá para guiar as ações de desenvolvimento rural”, esclareceu.
Durante a solenidade, o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, lembrou que uma das principais preocupações da atual gestão é estar alinhada com as políticas públicas estaduais e federais. “Precisamos de um planejamento para a área rural e isso só é possível se estivermos alinhados a políticas públicas de outras esferas governamentais. Assim, estaremos alinhados e com diretrizes claras a serem seguidas. Acredito que um evento como este pode modificar o desenvolvimento da área, pois entendo que uma administração não pode se limitar a realizar trabalhos momentâneos, mas tem a obrigação de deixar um legado para os próximos anos”, disse.
Os participantes também vão eleger os delegados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que irão representar Londrina na 3ª Conferência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável. Os integrantes também poderão expor suas propostas para os demais.
Para o agrônomo e palestrante, Décio Luiz Gazzoni, é importante espaços de debate como o da Conferência, pois é preciso entender a necessidade do apoio e manutenção do homem no campo. “Os problemas mais comuns encontrados em Londrina são referentes ao êxodo rural, importação de alimentos, desorganização da cadeia produtiva, e acesso deficiente às políticas públicas. Por isso, precisamos de ações que apóiem o agricultor e ajudem em sua permanência no campo. E, isso passa pelas políticas públicas que aqui discutiremos”, afirmou Gazzoni.
Já o vice-prefeito lembrou que os avanços são possíveis através de uma gestão austera, democrática e com colaboração efetiva, na qual todos devem ser ouvidos, pois só assim é possível realizar ações de desenvolvimento e garantir condições sociais e econômicas para as futuras gerações.
Na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, que será realizada de março a outubro de 2013 será desenvolvida a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada.
Fotos: Luiz Jacobs