Prefeito Marcelo Belinati visita as obras de reforma do CCI Oeste
Desde a sua inauguração, há 17 anos, o local não recebia revitalização; o CCI Oeste realiza cerca de 800 atendimentos por semana, em atividades de lazer, esporte, cultura, entre outras, voltadas à população idosa de Londrina

Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Marcelo Belinati visitou as obras de reforma do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Oeste – Benedito Camargo Sobrinho, localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. O objetivo foi acompanhar o andamento das obras que possibilitarão melhorar o atendimento à pessoa idosa, além dos funcionários do local. Ele esteve acompanhado pelos secretários municipais do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.

O CCI Oeste vai receber melhorias em todo seu espaço, como na cozinha, fundamental para as atividades de culinária, na sala de informática, e no salão destinado à prática de atividade física e bailes. Além disso, haverá melhorias no espaço externo e na segurança do CCI, com inserção de portão elétrico, construção de rampas para entrada e acesso ao palco, iluminação externa, colocação de palitos de concreto com concertina externos e instalação de câmeras de segurança, cujo monitoramento será feito pela Guarda Municipal.

O local receberá, também, melhorias na acessibilidade e nos banheiros, instalação de grades de gás e de sistema de prevenção à incêndio, troca de pisos, pintura geral, troca de portas, instalações elétricas e hidráulicas complementares e esquadrias de vidros. Serão melhorados, ainda, outros ambientes como auditório, biblioteca, sala de oficina, espaço destinado à equipe técnica, e o local vai receber instalação de bebedouro industrial, sistema de para raios e inserção de tecnologia para reuso de agua pluvial.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que as obras realizadas tanto no CCI Oeste quanto no Leste são fundamentais para prestar um atendimento ainda mais humanizado à população idosa de Londrina. “Estes espaços são muito importantes para o convívio e interação entre os idosos, para a realização da prática de atividades físicas, culturais e de lazer, que são direitos dos idosos”, afirmou.
O valor das obras é de R$ 444.014,88 e o recurso é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Barros. A solicitação pelas reformas nesses espaços públicos contou com a participação da vereadora Lu Oliveira, que, junto à secretária municipal do Idoso, visitou o deputado federal Ricardo Barros a fim de angariar os recursos. A previsão de entrega das obras é junho de 2023 e a empresa responsável pelas intervenções, vencedora do processo licitatório, é o construtora Norma.

O CCI Oeste foi inaugurado em 2006. O terreno tem área total de 1.467 m2 e o Centro de Convivência tem 613 m2. O centro realiza cerca de 800 atendimentos por semana e, somente no primeiro semestre de 2022, ainda com capacidade reduzida devido à pandemia de Covid-19, realizou 16.400 atendimentos. Com a reforma, espera-se aumentar a capacidade de atendimento e estão previstas oficinas de dança e culturais, grupos de convivência e de atividade física, inclusão digital e música ao vivo para animar os bailes.

A secretária do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, afirmou que desde a sua inauguração, em 2006, o CCI Oeste não passava por reforma. Além disso, segundo ela, antes da administração do prefeito Marcelo Belinati, os CCIs realizavam 26 mil atendimentos, aproximadamente, passando para 56 mil nos três centros. “Ha 17 anos o CCI Oeste não recebia reforma e agora vamos mexer em todo o prédio, pois precisávamos de mais acessibilidade e mais conforto para os idosos. A climatização já foi feita, anteriormente, nos três centros de convivência da cidade, proporcionando mais conforto, principalmente nos bailes, e agora estamos fazendo intervenções em todo o espaço. Isso vai melhorar muito a qualidade das atividades que nós ofertamos, pois teremos espaços mais qualificados, para podermos atender, cada vez melhor, os idosos e contemplar mais pessoas”, apontou Danelon.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, enfatizou que a obra no CCI Oeste tem caráter social, pois centenas de idosos frequentam o local. “Hoje o brasileiro está vivendo por mais tempo, por isso é necessário que os idosos tenham serviços de excelência como os que são ofertados nos CCIs de Londrina. Também estamos reformando o CCI Leste e tudo isso significa um grande avanço na política de atendimento à pessoa idosa”, afirmou.

Devido à reforma, desde 9 de fevereiro parte dos serviços oferecidos pelo CCI Oeste estão sendo executados na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), que fica na Rua Serra dos Pirineus, 620, Jardim Bandeirantes, e na Sociedade de Amigos dos Bairros Bandeirantes e Industrial (Sabbi), que fica na Rua Serra do Boi, 121, Bandeirantes.
Os três CCIs do município (Oeste, Leste e Norte) estão vinculados à Gerência de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso. O objetivo destes locais é desenvolver trabalhos voltados à valorização da pessoa idosa na sociedade, defender e promover os direitos do idoso, de modo a consolidar uma política pública que promova o envelhecimento ativo. Eles ofertam diversas atividades nas áreas de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária, entre outras.