CMTU faz novo mutirão para entrega de credenciais de estacionamento a idosos
Evento será realizado sexta-feira (31), na zona leste; inscrições já podem ser feitas pelo site da companhia

Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar do próximo mutirão de entrega de credenciais de estacionamento exclusivo para idosos, promovido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O evento será realizado sexta-feira (31), das 14h às 17h, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Rua Santo Estevan, 70, Vila Siam, região leste.

Para garantir uma das 50 vagas disponibilizadas nessa edição do mutirão, o idoso – ou representante legal munido de procuração – deve acessar o site cmtu.londrina.pr.gov.br e selecionar a opção “atendimento do protocolo”. Em seguida, é preciso escolher o serviço desejado, definir o local do atendimento e, por fim, assinalar o horário para entrega da documentação.
Os requisitos para obter o cartão de estacionamento são que a pessoa tenha idade igual ou superior a 60 anos, apresente cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou cédula de identidade que contenha data de nascimento e filiação e, ainda, comprove residência em Londrina.
O gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, explicou que, para a liberação da carteirinha, é necessário colher a assinatura do beneficiário. Ele ressaltou, contudo, que a exigência não é impeditivo para idosos com dificuldades de locomoção. “Em casos assim, um familiar pode trazer o interessado e mantê-lo no carro, no estacionamento da paróquia, que algum atendente irá até o veículo”, afirmou.
Ribeiro contou que, para evitar situações em que há o agendamento, mas o interessado não comparece no dia do evento, o recebimento da documentação e a emissão da credencial serão feitos na hora, para aqueles que efetivamente se apresentarem no horário marcado. “Assim, evitamos que a validade do cartão comece a contar antes que interessado, de fato, o tenha em mãos”.
Desde que a CMTU deu início à realização de mutirões para emissão das credenciais, em 2021, aproximadamente mil documentos já foram entregues à população. À época, por conta da pandemia de Covid-19, a emissão ocorria em esquema drive-thru, que dispensa a saída do veículo. No ano passado, com o enfraquecimento da crise sanitária, a iniciativa retornou ao formato original e teve sete edições.
Além dos eventos externos, realizados com o intuito de descentralizar a oferta do serviço e aproximar a CMTU da população, a carteirinha pode ser expedida na sede administrativa da companhia, localizada na área central, e na Diretoria de Trânsito, situada na Avenida Portugal, 155. A validade do documento é de cinco anos.