Cidadão

Secretarias municipais marcam presença na ExpoLondrina 2023

A 61ª edição do evento terá participação das secretarias de Política para as Mulheres, Assistência Social, Saúde, Idoso, e Educação

Diversas secretarias municipais da Prefeitura de Londrina estarão presentes na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2023), um dos principais eventos de agronegócio do país. Em sua 61ª edição, a feira é realizada pela Sociedade Rural do Paraná, de 6 a 16 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Divulgação

Uma das secretarias que participará do evento é a de Políticas para as Mulheres (SMPM), que levará a Feira Arte Mulher para o Pavilhão Alípio Ferreira de Castro (Box 26), durante a semana, das 13h às 22h, e aos fins de semana e feriado das 10h às 22h. Quatro artesãs de Londrina vão comercializar peças feitas à mão e que podem ser personalizadas sob encomenda, com preços acessíveis.

Dentre os produtos comercializados estarão panos de prato bordados, toalhas de mesa e cozinha, itens de enxoval infantil também bordados, peças para casa em crochê como sousplat, tapetes para cozinha e banheiro, bonecas, ursos e coelhos de pano, naninhas e chaveiros personalizados.

A gerente do Centro de Oficinas para Mulheres (COM) e responsável pela organização da Feira Arte Mulher, Carina Souza, disse que o objetivo da feira é incentivar e apoiar o empreendedorismo das mulheres de Londrina através da economia criativa na confecção do artesanato. “Com a geração de renda, as artesãs alcançam autonomia financeira e ainda auxiliam o estímulo e o fomento da economia local”, afirmou.

A psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, ressaltou que a ExpoLondrina é uma verdadeira vitrine tanto para comercializar quanto para dar visibilidade ao trabalho artesanal das mulheres empreendedoras de Londrina. “Para as artesãs do Projeto Arte Mulher, participar da ExpoLondrina é uma grande oportunidade de negócio”, disse.

Também participarão do evento, de 6 a 16 de abril, empreendimentos do Programa Municipal de Economia Solidária, da Secretaria de Assistência Social, no mesmo pavilhão. Os seis empreendimentos, Arte com amor, Arte luz, Uniartes, Ponto a ponto e Mãos que criam, comercializarão artesanatos, como bolsas, semi joias, enxoval de bebê e de cozinha, tiaras para cabelo, acessórios, amigurumis e produtos de crochê. O atendimento será de segunda a sexta, das 13h às 23 horas, e sábados, domingos e feriado das 10h às 23h.

A gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Emilia Vella Falleiros Neta, afirmou que, para os empreendimentos do programa, participar da ExpoLondrina é muito importante devido ao intenso fluxo de pessoas do evento, o que possibilita otimizar as vendas e gerar renda extra. “Também permite uma divulgação do Programa de Economia Solidária”, ressaltou.

Os espaços para a Feira Arte Mulher e Economia Solidária foram cedidos gratuitamente pela Sociedade Rural do Paraná, sem custos para o Município.

Divulgação

Idosos – Na próxima semana, dia 12, a partir das 14h, a ExpoLondrina terá uma atividade voltada para idosos, promovida pelas secretarias municipais do Idoso e Saúde. Os idosos vão participar de um passeio dirigido pelo parque, que inclui aula de alongamento e dança. Eles poderão desfrutar de uma apresentação musical (moda de viola), e receberão orientação de combate à dengue. Os idosos serão recepcionados ao lado do portal principal do parque, por professores.

A ação é voltada para os idosos atendidos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) de Londrina e de  grupos de atividade física atendidos pela Secretaria de Saúde. Para participar, é necessário se inscrever nos telefones dos CCIs: 3379-0021 (Norte), 3375-0307 (Leste), e 3375-0334 (Oeste). Estima-se a participação de cerca de 400 idosos dos três CCIs de Londrina e grupos de atividade física.

Cada idoso deverá se deslocar até o parque Ney Braga e a entrada na ExpoLondrina será gratuita para toda população acima de 60 anos. Além disso, orienta-se que os idosos levem consigo uma garrafa de água, boné ou chapéu, repelente, protetor solar e vá com roupas confortáveis.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) também participa da ExpoLondrina levando alunos de escolas municipais para conhecer a feira. Segundo a responsável pelos projetos pedagógicos da SME, Carla Cordeiro, a ida dos alunos até a exposição agropecuária proporciona uma experiência diferente, por meio de aula de campo. “Com isso, novos conhecimentos e vivências surgem a partir da visita nos estandes, na Fazendinha, e outros espaços da ExpoLondrina”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos