Termina amanhã período de vistoria dos carros do transporte escolar
Fiscalização de veículos irregulares será intensificada já a partir de 1º de agosto
Vence amanhã (31) o prazo para que os motoristas de transporte escolar procurem a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU-LD) para realizar a vistoria dos veículos. A inspeção ocorre semestralmente, sempre nos meses de janeiro e julho, antes do início das aulas, e é o único meio de renovação do alvará para prestação do serviço.
Na vistoria são observados itens de segurança como cintos, extintores de incêndio e a condição dos pneus, além da parte elétrica e aspectos de limpeza das vans e micro-ônibus. Só após este procedimento os veículos recebem o selo de vistoria da CMTU e têm a licença para transporte de estudantes renovada.
A partir do dia 1º de agosto, a CMTU começa a notificar os proprietários de veículos que não fizeram a renovação do alvará. Junto ao ofício de notificação, que estabelece o prazo máximo de sete dias úteis para execução da vistoria, será enviado também o boleto, no valor de R$ 221,29, com as taxas de renovação da licença e de emissão da carteira de condutor.
O coordenador de transportes comerciais da CMTU, José Carlos da Silva, alerta que os motoristas flagrados atuando com a licença vencida poderão ter o alvará revogado. “Os veículos de transporte escolar que estiverem circulando irregularmente vão estar sujeitos a sanções, inclusive o cancelamento da licença”.
A orientação é para que os pais e contratantes do serviço exijam da empresa contratada o alvará e o selo da CMTU. A atitude inibe a presença de transporte clandestino e garante mais segurança e qualidade do serviço.
Da Silva acrescenta que a CMTU disponibiliza em seu endereço eletrônico (www.cmtuld.com.br) uma lista com informações sobre os veículos vistoriados. Em breve, a página deve abrigar também o itinerário de toda a frota, o que pode auxiliar os pais que procuram transporte escolar.
O interessados em agendar vistoria devem procurar o setor de atendimento na sede administrativa da CMTU, localizada na rua Professor João Cândido, 1213, ou entrar em conato pelo telefone 3379-7966.
Foto: Ilustrativa