Anarquismo é tema de exposição na Biblioteca Municipal
A compilação das imagens se deu a partir de publicações anarquistas do Brasil, da Argentina, da Espanha, dos Estados Unidos e da França
A exposição “Imagens Anarquistas” do professor doutor Alberto Gawrysewski começou hoje (2) e prossegue até o dia 15 deste mês. A obra, composta por 40 banners, além de livros e estudos, está em exibição na Biblioteca Pública Municipal de Londrina Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, que fica na rua Rio de Janeiro, 413. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h. A entrada é gratuita.
A compilação das imagens presentes nesta exposição se deu a partir de publicações anarquistas do Brasil, da Argentina, da Espanha, dos Estados Unidos e da França. “A produção jornalística e cultural do movimento anarquista, por meio da imprensa autônoma ou vinculada ao sindicato de classe, deve ser analisada dentro de seu projeto político, educacional e de formação de opinião”, explicou Gawrysewski.
De acordo com o autor, a imprensa anarquista se utilizou de símbolos para desqualificar o inimigo. “A cartola associada aos patrões, a balança pendente, que simboliza um Poder Judiciário comprometido. Há, também, os símbolos para promover os ideais anarquistas como o punho cerrado, o machado e o aperto de mãos”, observou.
Ele dividiu a exposição em três partes interligadas. Na primeira, procurou denunciar o sistema capitalista burguês que, segundo o autor explora economicamente e produz miséria e fome, assim como uma justiça farsante e utiliza forças repressivas para atacar os trabalhadores.
Na sequência, são apresentadas imagens e poesias. De acordo com Gawrysewski, elas traduzem o ideal anarquista por meio de símbolos, os quais visam a unidade operária e demonstram uma nova sociedade, mais justa e humana.
Por fim, na terceira parte, o autor procurou retratar os heróis do ideal anarquista. Dois são os destaques: os trabalhadores do Primeiro de Maio e os operários Sacco e Vanzetti, anarquistas condenados à morte pela Justiça dos Estados Unidos.