Conselheiros dos Direitos da Criança e Adolescente tomam posse
Solenidade foi realizada no gabinete do prefeito; novos conselheiros ficarão à frente dos trabalhos de 2013 a 2015
Na manhã de hoje (5), os novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tomaram posse no gabinete do prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff. A atual gestão permanecerá frente às atividades de 2013 a 2015. O decreto 858, de primeiro de agosto, empossa os novos conselheiros.
São 24 membros do Poder Executivo Municipal indicados, preferencialmente, dentre as áreas de políticas sociais que afetam a criança e o adolescente como saúde, educação, assistência social, dentre outras. Além deles, fazem parte do conselho pessoas da sociedade civil organizada, que são eleitas em assembleias específicas, por meio de edital publicado no jornal Oficial.
Durante a posse, o prefeito ressaltou a importância do compromisso, da ética e da honestidade na gestão, além disso, Kireeff lembrou das prioridades estabelecidas em seu governo, onde estão contidas as questões relativas à criança e ao adolescente. “Não podemos abrir mão de lutarmos e combatermos os desvios de recursos públicos para que possamos ter uma sociedade e uma gestão desenvolvida. Vamos trabalhar em conjunto com o conselho colaborando para a elaboração, a implantação e a efetivação de políticas públicas e para o estabelecimento de prioridades”, disse.
A secretária municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica Oliveira, lembrou que as bases do trabalho da Secretaria e do Conselho estão no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Estamos iniciando mais uma gestão e temos como base a política de atenção à criança e ao adolescente. Lutamos pela integração e implementação das ações entre o Poder Público e o Conselho levando em consideração que é dever do estado e da sociedade garantir os direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”, explicou.
O conselho é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador, que foi instituído em Londrina pela Lei n° 4.742, de 16 de julho de 1991. Os conselheiros terão mandato de dois anos e só poderão ser reeleitos uma única vez. A primeira reunião ordinária que decide quem fará parte da mesa diretora foi realizada após a solenidade de posse.
Representantes do Poder Executivo
São titulares representando o Poder Executivo:Patrícia Grassano Pedalino, Télcia Lamônica de Azevedo Oliveira, Kátia Marcos Gomes, Janet Elizabeth Thomas, Nanci Skau Kemmer de Moraes, Solange Cristina Batigliana, Lílian Mara Consolin Poli de Castro, Alessandro Safraide, Maurício José Rosa, Zulmar Fachin, Daniel Antonio Pelisson e Helcio dos Santos.
Seus suplentes são respectivamente: Almir Escatambulo, Adriana da Cruz Barrozo, Milton Velei, Ludmila Dimitrovicht Medeiros, Kamila Fernanda de Lima e Silva, José Donizetti Buganza, Silvana Aparecida Valentim, Marcelo Guerra, Ângelo Peruca Deliberador, Leslie Glenda Martine, Edson Antonio de Souza e Lilian de Souza Zanelatto.
Representantes da Sociedade Civil
São titulares representando a sociedade civil através da Associação da Comunidade dos Sagrados Corações César Braga de Paula; o Instituto Eurobase, Adenilton Rosa de Oliveira; o Núcleo Espírita Irmã Scheila, Magali Batista de Almeida; e o Instituto Londrinense de Instrução para cegos, Edna Viana da Silva. Pela Ordem dos Advogados do Brasil e representando as entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente toma posse Jaqueline Francis Marcos. Representando o Núcleo de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, da Universidade Estadual de Londrina foi empossada Claudete Carvalho Canezin e em nome das entidades de defesa de trabalhadores vinculados à infância e adolescência e ou organizações de profissionais afetos à área assume Laura Ferreira Lago.
Fotos: N.com