Conferência de Assistência Social é realizada em Londrina
Participaram, aproximadamente, 450 usuários do Sistema Único de Assistência Social
O Conselho Municipal de Assistência Social de Londrina realizou na sexta-feira (2) e no sábado (3) a X Conferência Municipal de Assistência Social. A gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foram debatidos, bem como a avaliação dos avanços alcançados através das políticas públicas de assistência social.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Bianconi, destacou a participação expressiva de aproximadamente 450 usuários no evento. “O debate foi amplo, sobretudo acerca da qualidade e da ampliação dos serviços prestados na cidade. A participação dos usuários foi positiva e subsidiará as decisões do conselho nos próximos dois anos”, argumentou.
A secretária municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica Azevedo de Oliveira, contou que a parte do Plano Plurianual (PPA) relacionada à pasta por ela dirigida recebeu o nome “Trabalhando para o Desenvolvimento de Pessoas e de Famílias através da Política de Assistência Social”.
Além disso, ela enfatizou que o órgão irá buscar constantemente a melhoria das estruturas, o atendimento humanizado e acolhedor dos serviços, assim como a valorização dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social e das instituições parceiras. “Para isso, buscaremos ampliar o repasse de recursos das três esferas de governo”, argumentou a secretária.
De acordo com a secretária nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Denise Ratman Collim, ao assegurar direitos sociais, por meio do Suas, o Estado brasileiro presta serviços à população vulnerável. “A meta é universalizar o acesso. Ou seja, toda e qualquer pessoa que necessitar ser atendida”, explicou.
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, disse que a construção de uma sociedade mais justa e fraterna está diretamente associada à elaboração e implementação dos planos e programas assistenciais. “Foi oportuna a realização desta conferência neste momento, afinal estamos elaborando o PPA. Governar é eleger prioridades e administrar recursos escassos. Dentro do que é possível, nos esforçaremos para fortalecer a prestação dos serviços”, afirmou.
Além disso, ele observou a importância da institucionalização das políticas públicas na área da assistência social. “Oferecer o que é de direito aos que mais necessitam, além de ser dever do poder público, contribui para inviabilizar a utilização indevida da máquina pública como estratégia político-eleitoral”, finalizou.
Estiveram na conferência, dentre outros, o deputado estadual, Gilberto Martin, a ex-ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome, Márcia Lopes, assim como os vereadores Lenir de Assis e Tio Douglas.
Fotos: Luiz Jacobs