Prefeitura inaugura escola municipal na região norte
Ao todo, a escola atenderá 240 crianças, que estudarão em tempo integral; Município e governo federal investiram R$ 2.141.281,58 na construção
O Prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, e a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, inauguraram na manhã de hoje (13), às 9h, a Escola Municipal Hélvio Esteves, localizada na rua João Panchoni, 40, no Jardim Belleville, região norte da cidade. Foram matriculados até agora 178 estudantes. A solenidade contou com apresentação musical dos alunos, participação da Orquestra Jovem de Londrina e homenagem ao Professor Hélvio Esteves.
Durante a solenidade, o prefeito de Londrina destacou a importância de se ter uma escola em período integral, com a estrutura necessária para atender as crianças da região. “Um dia como esse nos enche de energia para continuarmos trabalhando e lutando para mudar o destino das crianças de Londrina. Sabemos que uma escola como essa irá contribuir para o destino de cada uma delas”, enfatizou.
A secretária de Educação, Janet Thomas, parabenizou o trabalho realizado pela equipe pedagógica até o momento. Ela destacou que a escola vai atender crianças em período integral, com atividades e carga horária de professores pensadas para esse tipo de ensino e que não haverá apenas uma adaptação do turno escolar. “Para muitos esta será apenas mais uma escola, mas sabemos que para as famílias que moram na região, o local vai fazer toda diferença.”
A diretora da escola, Tânia Aparecida Félix Gertrudes, agradeceu a todos que fizeram parte da obra. “A comunidade precisava de um lugar que fosse referência para o aprendizado e o lazer. Agora nós temos uma escola ampla e com toda estrutura necessária para que possamos fazer com que nossos alunos se tornem cidadãos capazes de transformar o futuro de nosso país”, disse.
Solange da Silva, mãe de uma estudante e avó de outra, prestigiou o evento. “Eu acordo muito cedo para trabalhar e era difícil, porque a escola em que elas estudavam era muito longe. Agora eu vou trabalhar tranquila, sabendo que elas vão estar em uma escola muito boa”, afirmou.
O local que atenderá 240 crianças, de 5 a 11 anos, em tempo integral, conta com 10 salas de aula, duas salas para atividades de contraturno escolar, laboratório de informática, salas administrativas, casa de bonecas, play ground, quadra poliesportiva, cozinha, refeitório, área de serviços, lavanderia, banheiros adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, pátio, estacionamento e reservatório para captação de águas pluviais.
A construção mede 2.177,95 metros quadrados e o terreno 6.882,52 metros quadrados. O valor investido foi de R$ 2.141.281,58 proveniente de uma parceria estabelecida entre o governo municipal e o governo federal, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A construtora responsável pelas obras foi a Tekenge Engenharia e Construções Ltda.
Hélvio Esteves
Entre os familiares do professor que deu nome a nova unidade escolar, Escola Municipal Hélvio Esteves, presentes no evento, estava sua mãe, Helena Esteves. O sobrinho do professor, Roberto Esteves, falou da homenagem. “Agradeço a todos que fizeram parte dessa obra. Como familiares, nós ficamos maravilhados com a beleza dessa escola. Entre tantas marcas que meu tio deixou, essa será mais uma delas”, disse.
Hélvio Esteves nasceu em Londrina em 1957 e faleceu em 15 de fevereiro de 2008. Oitavo filho de Benedito Esteves e Helena Coscrato Esteves, trabalhou como professor nas redes municipais e estaduais de ensino. Foi diretor do Colégio Estadual Professor Elias Abraão e assessor do Departamento de Educação do Município de Londrina. Integrou a Comissão Especial Para a Elaboração do Programa e Coordenação das Comemorações da Semana da Pátria de 1990 e 1992. Participou, ainda, da comissão organizadora e coordenação do 1° Acampamento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Londrina – Projeto Natureza.
Fotos: N.com