Cidadão

Biblioteca do Centro Lupércio Luppi sedia lançamento de livro nesta quinta (20)

Espaço recebe o autor Eldo Mello para o lançamento de seu primeiro livro, “Curso de interpretação teatral: da leitura à encenação”; evento é gratuito

Nesta quinta-feira (20), às 15h, a Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi, por meio da Diretoria de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura, recebe o autor, bibliotecário e diretor de teatro, Eldo Mello. Ele realizará o lançamento de seu primeiro livro “Curso de interpretação teatral: da leitura à encenação”, com o selo da Editora Madrepérola. A biblioteca fica na Avenida Saul Elkind 790, Aquiles Stenghel, zona norte de Londrina.

O evento é destinado a alunos do ensino médio a partir de 15 anos, professores e comunidade em geral, e a participação é gratuita. Além do lançamento do livro, haverá bate-papo com o autor.

A obra trata da prática de leitura, interpretação e encenação que, segundo o autor, são itens imprescindíveis para a ação teatral. No livro, o diretor de teatro apresenta o espetáculo em seu sentido metafórico e prático, abordando a teoria sobre os elementos que compreendem o teatro, que pretendem decifrar e interpretar os diferentes sistemas cênicos. “Eu apresento, neste livro, o espetáculo em seu sentido metafórico e prático, da teoria, sobre todos os elementos que abrangem o teatro, almejando decifrar e interpretar os diferentes sistemas cênicos”, informou.

Mello, que é morador da zona norte, disse se sentir lisonjeado em poder lançar o livro na Biblioteca Lupércio Luppi. “Fico feliz em contribuir com a disseminação da informação e da cultura, bem como elevar o nome da Biblioteca, seu trabalho e objetivos”, enfatizou.

O autor iniciou a pesquisa em 2003, quando dirigia e ministrava aulas de teatro na Plateia Video Lychnos Cia. de Teatro, na época em que fazia pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O livro ficou pronto em 2009, mas a publicação foi viabilizada em 2019, em conjunto com a Editora Madrepérola.

A bibliotecária do local, Ana Mischiati, disse que, neste período de pós-pandemia, a Secretaria de Cultura está reavivando o espaço das bibliotecas, fomentando atividades culturais. “Além de conhecer o livro, o evento é uma oportunidade para movimentar o espaço e mostrar, para a população da zona norte, que esta é a segunda maior biblioteca pública de Londrina. Ocupamos um ponto histórico, temos o maior salão do complexo e um acervo com muita literatura, inclusive infanto-juvenil – a estante Paraná Londrina –, realizamos contação de história para as crianças e, muitas vezes, as pessoas desconhecem isso. A Biblioteca vai completar 20 anos em 2025 e somos um ponto de apoio para os autores, escritores, artistas, músicos e cineastas”, apontou.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos