Cidadão

Sema promove ação de recolhimento de itens eletroeletrônicos no sábado (29)

Atividade será na área de estacionamento próxima ao Moringão, das 9h às 17h; população poderá levar itens como geladeiras, fios e cabos, celulares e mouses, entre outros

Em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e a ONG E-letro, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) promove, no sábado (29), das 9h às 17h, uma ação de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em formato drive-thru. A iniciativa será conduzida na área de estacionamento próxima ao ginásio Moringão, onde a Feira da Lua é realizada semanalmente.

Durante a atividade, a comunidade poderá descartar objetos como geladeiras, fogões, televisores, micro-ondas, computadores, purificadores de água, ferros elétricos, fones de ouvido, celulares, fios e cabos, teclados e mouses, entre outros itens (veja a lista completa aqui). Na ocasião, a equipe da ABREE estará disponível para receber os produtos e tirar dúvidas sobre a importância do processo de descarte ambientalmente correto.

Imagem ilustrativa. Foto: Emerson Dias/NCom

De acordo com a geógrafa da Sema, Mariza Pissinati, esta é a primeira ação voltada ao recolhimento deste tipo de materiais de que a pasta participa em 2023. “Graças ao trabalho da ONG E-letro, que tem o know-how e a licença ambiental para isso, os objetos coletados serão desmontados, e seus componentes serão reaproveitados, retornando ao ciclo produtivo. Isso evita que esses materiais fiquem acumulados, tornando-se criadouros para animais que transmitem doenças, ou que sejam descartados em aterros ou outros locais irregulares. O objetivo é possibilitar que retornem à indústria da transformação e sejam reutilizados na composição de outros produtos”, disse.

Entidades participantes – Em atividade desde 2011, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 56 associados que representam 192 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros. Além disso, contribui com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.

Já a ONG E-letro, fundada em 2008, em Londrina, é uma entidade legalmente constituída para atuar nas áreas ambientais voltadas à sustentabilidade, dando o devido tratamento aos resíduos eletroeletrônicos gerados pela população da região norte do Paraná. Pioneira no setor, tornou-se referência em coleta, separação, reaproveitamento e destinação desses produtos, prestando serviços relevantes para a preservação do meio ambiente e conscientização da população quanto aos efeitos danosos do contato direto desses produtos com a natureza.

A atuação da ONG sempre esteve alinhada às normas legais vigentes, e a E-letro foi a primeira entidade do Paraná a receber uma certificação expedida pelo Instituto Água e Terra – IAT, específica para a destinação de itens eletrônicos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos