Cidadão

Centro de Oficinas para Mulheres promove curso gratuito de salgados para festa

As participantes irão aprender na prática o processo de produção de massas e recheios para salgados fritos e assados; ação é organizada em parceria entre o COM e o Instituto Consultomaq

Nesta terça (25), quarta (26) e quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realiza uma capacitação gratuita para ensinar a prática de produção de salgados para festa. A iniciativa será conduzida sempre no período da tarde, a partir das 14h, na sede do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), que oferta o curso em parceria com o Instituto Consultomaq (Consultoria e Máquinas para Salgados). O endereço é rua Valparaíso, 189, próximo à avenida Higienópolis, no Jardim Guanabara.

As vagas são limitadas e restam poucas posições a serem preenchidas. Quem desejar participar pode entrar em contato pelo número de WhatsApp do COM – (43) 99945-0056. A condução das aulas ficará por conta de Adriely Ferreira, que é voluntária do Consultomaq na fábrica de salgados.

Segundo a gerente do COM, Carina Souza, a atividade integra o Programa de Capacitação Profissional na Área de Alimentos, da SMPM. Dessa forma, está alinhada aos objetivos dos serviços prestados junto à comunidade, dentre os quais capacitar e qualificar as mulheres a empreender para gerar renda e obter autonomia financeira. “Este espaço, pertencente à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, desenvolve, ao longo do ano todo, uma série de oficinas, cursos e outras ações voltadas para esse público em Londrina. E essa capacitação dos salgados, na área de alimentos, é uma oportunidade para quem deseja aprender ou aprimorar a técnica de fazer salgados diversos e poder vendê-los. Qualquer mulher acima de 18 anos pode se inscrever, e as alunas podem ser residentes em Londrina ou nos distritos”, informou.

Nas aulas, divididas em três dias de oficina, as participantes receberão ensinamentos sobre a prática de todo o processo de produção dos salgados de festa, desde a confecção de recheios, preparo e moldagem de massa, etapas de empanar e fritar, além da finalização dos pratos, conforme contou a gerente. Serão abordadas as formas de se fazer salgados fritos e assados, incluindo coxinhas de frango e carne, bolinha de queijo e empadas assadas. “A partir do aprendizado do curso, cada aluna poderá replicar as técnicas ou, ainda, fazer variações e criar novas opções, conforme suas possibilidades”, citou Souza.

A gerente do COM disse que esta será a segunda turma do curso de salgados, sendo que um primeiro grupo foi capacitado entre os dias 7 e 10 de março deste ano. A capacitação é totalmente gratuita e fornece certificado de 10 horas de atividades. “A primeira etapa foi um sucesso; tivemos lista de espera da primeira turma e conseguimos que a nossa parceira, a Consultomaq, disponibilizasse mais uma edição para poder dar oportunidade a mais mulheres”, relatou.

Segundo Jéssica Coelho, coordenadora do Instituto Consultomaq – Antônio Ferreira, as aulas são dinâmicas e uma das características dos encontros é que há grande interação entre as participantes. “Algumas delas já possuem certo conhecimento e ajudam também, passando dicas para as outras. Estamos tendo um resultado bem gratificante, de aproveitamento”, disse.

Ela frisou ainda que contar com a parceria da SMPM tem sido importante para poder aproximar mais mulheres destes cursos e do mercado. “A ajuda tem sido enorme, já que o Centro de Oficinas para Mulheres disponibiliza sua sede para a realização das aulas. Buscamos sempre parceiros que têm o mesmo intuito que o do nosso instituto, e desejo que essa parceria só evolua e beneficie mais pessoas”, concluiu Coelho.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos