Destaques

Governo Britânico dará curso de inglês gratuito aos professores municipais de Londrina

Todos os professores de escolas municipais, CMEIs e CEIs poderão fazer o curso on-line de inglês dado pelo Governo do Reino Unido; na próxima semana, a Secretaria de educação repassará mais informações aos educadores

Na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, receberam o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, para assinar o Termo de Cooperação entre o Governo Britânico e a Prefeitura de Londrina para a execução do Programa UK-Brazil Skills for Prosperity (Habilidades para a Prosperidade, em português).

Foto: Daniela Fernandes / PML

A partir da assinatura do documento, o Governo Britânico vai oferecer um curso de 400 horas de aulas de inglês para cerca de 6 mil professores, que integram a rede municipal de ensino de Londrina. Poderão participar gratuitamente todos os professores das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil Filantrópicos (CEIs). O curso de inglês foi dividido em seis módulos, sendo que cada módulo pode ser executado durante seis meses. A duração mínima será de um ano, para aqueles que estiverem em níveis mais avançados do idioma. Segundo o cônsul britânico, o programa equivalente a uma pós-graduação.

As aulas serão totalmente on-line e todos que concluírem o curso receberão um certificado emitido pela organizações Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e Consulado Britânico, que são as instituições parceiras do programa. Para o prefeito de Londrina, além de trazer uma formação a mais para todos os professores da rede municipal de ensino, o que pode abrir portas e proporcionar outras oportunidades de crescimento na carreira desses profissionais, o curso de inglês transmitirá conhecimentos que poderão ser levados para dentro das salas de aulas aos alunos das unidades de ensino.

Foto: Daniela Fernandes / PML

“É uma ação histórica, porque estamos falando de um curso completo de inglês, fornecido pelo Governo da Inglaterra, de forma gratuita para todos os professores os nossos quase 6 mil professores, tanto da rede municipal concursados, quanto os das creches filantrópicas. Ele dá a possibilidade dos professores almejarem outros concursos, outros cargos, um mestrado ou um doutorado, e isso é importante para os nossos alunos, porque teremos cada vez mais professores com uma bagagem muito grande na questão de línguas. Além disso, o inglês é uma língua mundial e estamos falando de um curso com seis módulos, que se avaliarmos vai sair aproximadamente R$ 18 mil para cada professor, mas será fornecido de forma gratuita, porque é pago pelo Governo da Inglaterra. É uma oportunidade única de qualificação dos professores”, ressaltou Marcelo Belinati.

Segundo o cônsul britânico, a ideia do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, liderado e financiado pelo Governo Britânico, é levar o conhecimento do idioma para países em desenvolvimento econômico e social, como é o caso do Brasil. Por isso, também recebem gratuitamente o programa: o México, Egito, Nigéria, Quênia, África do Sul, Filipinas, Malásia e Indonésia.

Foto: Daniela Fernandes / PML

No território brasileiro, a iniciativa foi firmada inicialmente com cinco estados brasileiros (Paraná, Amapá, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo), mas já expandiu-se para nove estados, sendo que no Paraná recebem esse projeto os Municípios de Curitiba e Londrina. “Eu fico muito feliz de estar aqui em Londrina, que é a cidade brasileira mais britânica. A grande ideia é que o mundo está cada vez mais conectado e globalizado e o inglês é uma língua franca. O  objetivo é ajudar países em desenvolvimento socioeconômico a ter ensino de inglês, para garantir que estamos falando a mesma língua para ajudar com as parcerias políticas, governamentais, de negócios e as culturais. Então, é mais um programa do Brasil com o Governo do Reino Unido e a Fundação Lemann, para o bem comum”, falou Patterson.

Segundo ele, a intenção é que os professores das redes públicas de ensino tenham um bom conhecimento do idioma para ensiná-lo aos estudantes de forma efetiva. “Hoje a gente está celebrando uma parceria para o ensino de inglês para a rede pública, buscando capacitar os professores para ensinar e melhorar o ensino de inglês na rede pública, para que os alunos consigam trabalhar em um mundo cada vez mais globalizado”, completou o cônsul.

Foto: Daniela Fernandes / PML

A secretária de Governo interina, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, explicou que essa parceria entre o Reino Unido e o Município de Londrina vem de uma relação estabelecida anteriormente por ambos governos, sendo que foi o Estado Britânico quem convidou o Município de Londrina para aderir ao programa. A ligação entre eles é histórica, visto que o Município foi fundado por uma companhia inglesa, a Paraná Plantations, mais tarde chamada de Companhia de Terras Norte do Paraná, e traz no próprio nome da cidade uma homenagem a Londres.

“Isso foi um presente muito significativo, que faz aproximar e deixar mais estreita a relação entre Londrina e o Governo Britânico. Vai ser algo muito durador e muitos projetos estão por vir. A inscrição para o curso, agora que foi assinado o Termo de Cooperação, segue um processo burocrático e logo será aberta e divulgada. É uma plataforma específica do Governo Britânico com professores que falam inglês e português e com teste de nivelamento para os professores. Além desse programa, temos outras parcerias com o Governo Britânico. Hoje mesmo o cônsul tem uma agenda na ACIL onde dará um workshop para conectar empresas de Londrina com o Governo Britânico e faremos um ato simbólico para comemorar a coroação do Rei Charles”, contou a secretária municipal de Governo.

Para se inscrever, na próxima semana, a Secretaria Municipal de Educação repassará mais informações e um link específico para as unidades escolares. De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, não há limite de vagas, por isso todos os professores da rede municipal serão atendidos. “É um curso maravilhoso e quem viu todo o conteúdo disse que realmente é muito bom. Se a gente fosse pagar por isso, daria uns R$ 3 mil a cada seis meses e ele tem seis módulos. É uma grande conquista para os professores que queiram, nos próximos dois anos e meio, terminar falando inglês; agora eles podem fazer isso de forma gratuita e com tanta qualidade”, disse Moraes.

A secretária de Educação contou também que será uma das alunas do programa britânico. “Os professores que têm a mesma dificuldade que eu, estão tendo a oportunidade de se especializar para depois tentar um mestrado, por exemplo, que tem como requisito o idioma inglês. Com certeza com esse curso, nós teremos mais professores da rede tentando o mestrado e se qualificando”, acredita a secretária de Educação.

O curso é importante, pois a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tornou obrigatório o ensino da língua inglesa em todas as escolas brasileiras a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, assim como o desenvolvimento de habilidades que favorecem a formação dos jovens para o mundo atual. “Muitas vezes, as pessoas não têm compreensão de quanto custa um curso de inglês para todos os professores da rede, então isso que vemos hoje é um sonho se concretizando na realidade da rede municipal de ensino”, apontou a gerente de Ensino Fundamental, Adriana Haruyoshi Biason.

Foto: Daniela Fernandes / PML

Além disso, o procurador-geral do Município de Londrina, João Luiz Martins Esteves, lembrou que o inglês é o idioma mais falado no mundo, sendo que mais de 1,1 milhão de pessoas usa-o para se comunicar e mais de 35 países têm nele o idioma oficial. “Londrina precisa ter mais contato com a cultura inglesa, porque ela faz parte da história da colonização da cidade. Temos que resgatar isso cada vez mais e firmarmos parcerias como essa levanta esse aspecto cultural e histórico. Além disso, a cidade que quer se internacionalizar precisa ensinar inglês para as crianças e para a população como um todo”, pontuou.

Outros eventos – Além da assinatura do termo de cooperação, o cônsul do Reino Unido, foi às 11 horas ao Parque Municipal Arthur Thomas, para o plantio de mudas de árvores que celebram os laços de amizade e festejam a coroação do Rei Charles, que acontecerá no dia 6 de maio. Às 14 horas, ele irá à sede da Biblioteca Pública para presentear a instituição com um mural sobre Shakespeare. Já às 16 horas está marcado o Workshop sobre negócios com os empresários da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos