CMTU lança cartilha e protótipo veicular para educação no trânsito
Novidades, que devem tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e divertido nas escolas, integram o projeto Construindo o Futuro
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Alunos da rede municipal de ensino em Londrina terão a chance de aprender sobre segurança viária e o cotidiano das ruas de forma ainda mais lúdica e interativa. Na sexta-feira (28), a partir das 14h30, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fará o lançamento da cartilha “Amigos do Trânsito” e de um protótipo veicular, desenvolvido especialmente para o público infantil, que promete ser um importante aliado no processo de aprendizagem.
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As novidades serão apresentadas na Escola Municipal João XXIII, no jardim Industrial, região oeste da cidade. Na oportunidade, além da exibição do veículo e da entrega do material impresso, a CMTU levará aos estudantes teatro de fantoches e atuação de palhaços. A iniciativa integra o projeto “Educação para o Trânsito – Construindo o Futuro”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
O gerente de comunicação da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, contou que a cartilha foi desenvolvida com intuito de que as crianças aprendam brincando. O conteúdo traz jogos, ilustrações para colorir, espaço para desenhar e outras atividades relacionadas à segurança no trânsito. “O material, que poderá ser levado para casa, foi criado para complementar de modo lúdico as ações educativas já previstas no Construindo o Futuro”, disse.
Ele detalhou que a tiragem inicial, de 5 mil exemplares, será distribuída a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental matriculados nas 16 instituições de ensino que, desde o ano passado, aderiram ao projeto. “Esse material irá reforçar os ensinamentos contidos nos livros Educa – Educação para Mobilidade Consciente, produzidos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (OBSV) e o Ministério da Educação, cuja distribuição nós já iniciamos”, explicou.
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Protótipo – Equipado com câmbio de três marchas, além da ré, mais retrovisores, acelerador, freio, cinto de segurança, faróis e setas, o protótipo é um minifusca conversível, com motor à combustão semelhante ao de uma motocicleta de 100 cilindradas, cedido à CMTU gratuitamente por uma empresa do município que fabrica e distribui os modelos para todo o país.
O protótipo, que não possui homologação para transitar em vias públicas, tem capacidade para dois passageiros e conta com duplo comando, de modo a possibilitar que os monitores que acompanharão as crianças durante a utilização possam frear em caso de necessidade. Antes de ser integrado ao Construindo o Futuro, o veículo passou por adaptações de segurança e recebeu adesivos alusivos ao projeto.
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A ideia é que o modelo seja utilizado em experiências imersivas de trânsito dentro das escolas. Sempre acompanhados de um adulto, os estudantes poderão pilotar o automóvel em circuitos montados, por exemplo, nos pátios e quadras esportivas das instituições. Durante os percursos os estudantes encontrarão faixas de pedestre, semáforos, vagas de estacionamento, placas de velocidade e outros elementos que compõem o dia a dia das ruas.
“As crianças vão poder se revezar no volante, enquanto as demais vão simular o comportamento de pedestres nas vias. Essa atividade prática, contudo, só será realizada depois que os pequenos assistirem ao teatro e tiverem os conteúdos de trânsito trabalhados em sala de aula”, ressaltou o gerente de comunicação Carlos Eduardo Ribeiro.
A secretária municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou que boa parte dos alunos matriculados nas escolas da área urbana vai para as aulas a pé, às vezes de carona com os pais, daí a importância em instruí-los sobre como fazer esse caminho em segurança. “Trata-se de uma abordagem importante e mais do que necessária. Sabemos que as crianças são multiplicadoras dos conteúdos que aprendem, então também os familiares são alcançados pelas ações”, pontuou.
Maria Tereza avalia como positiva a parceria entre Educação e CMTU. Ela informou não ser raro que diretores se queixem de problemas na porta de escolas, sobretudo nos horários de entrada e saída de estudantes. “Observamos que alguns motoristas passam em velocidade incompatível com o local, outros param em fila dupla. Tais situações podem colocar em risco nossos alunos, por isso essa cooperação é bem-vinda”, analisou a secretária.
Projeto – Lançado em 2022 com foco inicial nos profissionais da rede municipal de ensino, o Educação para o trânsito: construindo o futuro consiste na disponibilização de peças formativas on-line, passíveis de acesso a qualquer momento pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.
Com interface intuitiva, o material traz vídeos complementares e apresentações artísticas que, juntas, somam 200 horas de conteúdo audiovisual. O curso de capacitação tem como objetivo habilitar os docentes a repassar os conhecimentos adquiridos de forma transversal, nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.
Em outra frente, o projeto contempla a utilização em sala de aula de livros específicos para educação no trânsito – iniciativa que, agora, será reforçada com a distribuição das cartilhas produzidas pela CMTU. A ação inclui, também, apresentações teatrais e de fantoche, além de atividades práticas que, daqui para frente, serão acompanhadas da utilização do minifusca da montagem de um circuito viário.
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A atuação da companhia envolve, ainda, a realização de um diagnóstico sobre as condições de tráfego no entorno de cada instituição atendida. O levantamento aponta os principais problemas encontrados e propõe intervenções capazes de oferecer mais segurança à comunidade escolar. As sugestões abrangem mudanças a serem realizadas pelas escolas e pela CMTU, que encaminha as eventuais alterações para execução do setor de sinalização viária.
Desde o lançamento como projeto piloto, em março do ano passado, o Construindo o Futuro foi ampliado com novos conteúdos e, para 2023, a meta é anteder aproximadamente 5.700 alunos do 1º ao 5º ano. Neste ano, não há mais capacidade para absorver outras escolas para além das 16 atualmente acompanhadas. Entretanto, o objetivo para 2024 é incluir, pelo menos, mais 25 instituições de ensino.
Para manifestar interesse em participar da iniciativa, os diretores ou equipe pedagógica podem entrar em contato com o setor de projetos da Secretaria Municipal de Educação. A coordenadoria de Educação da CMTU, que atende no telefone (43) 3379-7909, também está disponível para o recebimento de inscrições.