Agentes de saúde de Londrina vão receber capacitação
A reunião rendeu ao município a garantia de participação de todos os 332 agentes comunitários de saúde e de 75 técnicos de enfermagem no projeto
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, ontem (4), a visita da coordenação Macro-Sul do Projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, que visa capacitar agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Saúde da Família, com foco na Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). A reunião rendeu ao Município a garantia de participação de todos os 332 agentes comunitários de saúde e de 75 técnicos de enfermagem no projeto.
O objetivo do Projeto Caminhos do Cuidado é melhorar a atenção ao usuário de álcool e drogas, e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da rede de Atenção Básica à Saúde.
As coordenadoras de Saúde Mental e Atenção Básica do Município, respectivamente, Silvana Valentin e Simone Gonçalves, ressaltam que há grande necessidade de qualificação profissional nessa área. Para atender essa demanda e qualificar o atendimento aos usuários de drogas no Município, a coordenadora estadual do projeto, Maria Helena Santos, estima a formação de 10 turmas desse curso até o final de 2014.
A capacitação organizada pela Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz (RJ) e o Grupo Hospitalar Conceição (RS) em parceira com a Escola de Saúde Pública do Paraná, começa no próximo mês e representa um avanço nas ações do Plano Crack em Londrina.
Foto divulgação




