Sercomtel inicia entrega de ações de linhas telefônicas
Interessados devem acessar o site da Sercomtel para agendar um horário de atendimento
Na manhã de hoje (30), o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, e o presidente da Sercomtel, Christian Perillier Schneider, entregaram a primeira certidão de transferência de ações da empresa para a usuária e proprietária da linha telefônica da Sercomtel, Rosileia Tedeski Crespilho. O ato simbólico marca o início do agendamento para entrega das ações preferenciais aos proprietários que adquiriram linhas telefônicas fixas no modelo autofinanciamento, com inscrição ativa em setembro de 1996.
De acordo com Schneider, 69 mil contratos se converterão em novos acionistas. Os proprietários das linhas telefônicas devem agendar um horário para atendimento a partir de hoje, através do site da empresa, que é o http://www.sercomtel.com.br/portalSercomtel/. No site, o cidadão deve acessar o link “Direito Acionário”, que estará na página de abertura do portal, preencher seus dados pessoais e escolher o horário e dia para atendimento que for mais conveniente.
A Sercomtel fará a análise em seu banco de dados para verificar se o solicitante tem direito ou não a ações. Caso seja constatada a inexistência de direito ou a necessidade de informação complementar, a empresa entrará em contato com o usuário. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone 0800 400 0180.
“A transferência das ações para os cidadãos muda a atenção dos proprietários das linhas, porque além da Copel e da Prefeitura – que são os acionistas – nós teremos mais 69 mil sócios preocupados com o desempenho da empresa, com a racionalização dos recursos realizados como estratégia geral da empresa, sem falarmos da possibilidade disso estimular que esses 60 mil novos sócios se utilizem preferencialmente dos serviços da Sercomtel. Muda a governança corporativa. Acredito que isso vai impactar no desempenho econômico da empresa. Hoje é uma data marcante na história de Sercomtel”, disse o prefeito.
O presidente da Sercomtel explicou que os proprietários receberão um certificado representativo das ações que lhes cabem, mas não serão pagos valores em dinheiro. “O valor de R$ 4,50 por ação é um valor simbólico, porque levou em conta somente a contabilidade do capital social da empresa e não envolveu todos os cálculos que relacionam o quanto vale a empresa no mercado. A partir de agora poderemos realmente medir esse valor”, disse Schneider.
Os contratos de autofinanciamento de uso exclusivo equivalem a 90 ações, já em contratos de uso compartilhado são 51 ações e os contratos que eram compartilhados com a Embratel valem 64 e 37 ações. Aqueles que têm ações judiciais contra a Sercomtel e quiserem entrar em acordo precisam desistir da ação judicial contra a empresa telefônica.
A regulamentação das transferências de ações está instituída no Decreto n°978/2013 que regulamentou a Lei Municipal n°11.640/2012.
Fotos: Núcleo de Comunicação