Escolas Municipais recebem cinema em sala de aula
Durante a próxima semana crianças e funcionários da educação terão contato com o mundo audiovisual
Os alunos e professores da Escola Municipal Haydee Colli Monteiro vão receber na próxima segunda-feira (7) o projeto Cine Escola. Serão desenvolvidas diversas atividades vinculadas ao cinema como oficinas para alunos, palestras aos professores, exibição de curtas e do cineclube.
A partir das 8h até as 17h30, as crianças participarão de oficinas de audiovisual nas salas de aula, onde serão estimuladas a criar e contar sua própria história, além de assistir aos conteúdos produzidos pelos colegas. Os alunos aprenderão sobre o universo do cinema por meio de aulas teóricas e da produção de curtas, que misturam técnicas de animação e live action.
Das 10h às 15h, é a hora dos professores participarem de palestra sobre cinema. No encontro, os funcionários da educação serão estimulados a despertar um novo olhar sobre o uso do audiovisual no ambiente escolar. O objetivo é integrar o ensino formal com as ferramentas de áudio e vídeo.
Já durante a semana, de segunda a sexta-feira (7 a 11), serão exibidas quatro sessões do cineclube no período da manhã e à tarde. Já os curtas, que serão produzidos durante as oficinas, poderão ser vistos na sexta-feira (11). Serão realizadas 30 sessões de curtas-metragens, levando a experiência do cinema para dentro da escola. As atividades serão desenvolvidas no contraturno escolar.
A iniciativa Cine Escola, em Londrina, já foi realizada na Escola Municipal Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti, que fica na rua Marte, 476, no Jardim do Sol. O projeto é dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi que surgiu a 5 anos de uma parceria pedagógica que visa integrar o audiovisual e a educação, com o pensamento crítico e autônomo dos estudantes.