Destaques

Prefeitura divulga balanço de ações contra chuvas

chuva.bueiros.NP

Secretarias e órgãos governamentais realizam tarefas em conjunto para sanar os estragos causados pelas chuvas

Devido às fortes chuvas que caíram ontem (3), durante à tarde e à noite, alguns pontos da cidade ficaram alagados, mas de acordo com os dados oficiais da Defesa Social nenhuma ocorrência mais grave foi registrada na cidade, assim como nenhum destelhamento e queda de árvore. 

O secretário de Defesa Social, Rubens Guimarães, explicou que os chamados recebidos foram para informar sobre áreas alagadas em locais pontuais. “Com as chuvas de ontem não tivemos nenhum incidente mais grave, mas continuamos a realizar os trabalhos de reparo relativos ao último vendaval que ocorreu em Londrina no domingo (29) e estamos preparados para atender a população de forma integrada com as demais entidades da Defesa Civil”, disse.

O major da 3ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Ezequias de Paula Natal, informou que a partir das 13h foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros quatro chamados sendo um na rua Tadao Ohira, em dois pontos da rua Luiz Zanelli e na rua Tiyome Kawabata. À noite, das 20h20 em diante, o Corpo de Bombeiros atendeu moradores e cidadãos da rua Thomaz Pereira Machado, doutor Mário Campos, rua Sebastiao Carneiro Lobo, rua Leila Diniz, rua Maria Lucia Moreno, avenida Waldir de Azevedo e na esquina da Rio de Janeiro com a Piauí.

“Os chamados foram referentes aos alagamentos, onde o Corpo de Bombeiros ajudou a criar estratégias para escoar o grande volume de água como, por exemplo, a fazer buracos em muros. Enviamos o caminhão nos locais chamados, mas não registramos ocorrências mais graves. O que registramos foram quedas de parede e de muros devido à força da água. Na manhã de hoje, é provável que os moradores tenham começado o trabalho de limpeza das casas e pontos alagados”, disse o major.

O secretário de Ambiente (Sema), Cleuber Moraes Brito, disse que na manhã de hoje houve uma queda de árvore na praça que fica na esquina da rua Sergipe com a rua Quintino Bocaiúva, onde os técnicos já foram avisados e irão recolhe-la ainda hoje. De acordo com Brito, os serviços de recolhimento de galhos, árvores e toras está concentrado, desde às 7h30 de hoje, no jardim Sangri-lá, Vila Casoni e na zona leste da cidade sentido Ibiporã. Até ontem, a Sema repicou 229 árvores, 75 galhos caídos e recolheu 33 toras e 82 galhos.

Segundo os dados oficiais da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), desde o último vendaval até as 18h de ontem, a companhia atendeu 296 famílias londrinenses e realizou 1.391 atendimentos. As principais ocorrências foram relativas a destelhamento, descolamento de forros de PVC e rachaduras ou infiltrações. Nestes casos, a Cohab acionou o seguro da Caixa Econômica Federal e entrou em contato com as construtoras responsáveis quando cabível e deu orientação técnica aos síndicos de condomínios e a moradores.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, dentre outras ações, desobstruiu 57 bueiros, assim como realizou 100 viagens de caminhão carregando entulhos, árvores e galhos.

Foto: Núcleo de Comunicação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos