Pronatec abre inscrições para cursos técnicos
Aulas são gratuitas e alunos receberão auxílio através de material didático e lanche; programa é uma parceria entre Senai, Senat, Senac e a Prefeitura de Londrina
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas para os cursos técnicos e de qualificação que serão ofertados em novembro em parceria com as instituições do Sistema “S” de ensino, que engloba o Senai, Senat e o Senac. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Londrina.
Os cursos de qualificação profissional são destinados aos londrinenses que utilizam a política de assistência social como os beneficiários do Programa Bolsa Família e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), mas que não recebem benefício social. Para se inscrever é preciso comprovar renda per capta de, no máximo, meio salário mínimo ou de três salários mínimos por família. Pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social como, por exemplo, em situação de rua, egressos do sistema socioeducativo, mulheres vítimas de violência e pessoa com deficiência física são considerados prioritários.
Senai
Pelo Senai são oferecidos os cursos gratuitos de aplicador de revestimento cerâmico-azulejista e ajustador mecânico. O prazo para inscrição termina na próxima segunda-feira (16). Os alunos receberão vale transporte, vale alimentação, material didático, uniforme se for necessário e certificado reconhecido pelo Senai.
Para azulejista são 16 vagas para pessoas com, no mínimo, 18 anos e ter, no mínimo, o ensino fundamental (5ª a 8ª série) incompleto. A qualificação profissional é de 160 horas, sendo que as aulas serão das 19h às 23h10. Elas terão início em 30 de outubro e seguem até 19 de dezembro.
Já para ajustador mecânico estão abertas 16 vagas. O curso será realizado do dia 30 de outubro até 19 de dezembro, das 19h às 23h10. Para participar é preciso ter no mínimo 16 anos e ter cursado o ensino fundamental, mesmo que não tenha completado.
Senat
O Senat está com inscrições abertas para operador de empilhadeira até dia 24 de outubro. São 25 vagas e para concorrer a elas é preciso ter no mínimo 18 anos, possuir carteira de motorista com habilitação para carros (B) e ter no mínimo a 6ª série do ensino fundamental. As aulas serão desenvolvidas do dia 11 de novembro até 17 de janeiro de 2014, das 19h às 23h. Os alunos receberão do Senat auxílio estudantil de R$ 9,00 por dia, lanche, material didático e certificado reconhecido pelo Senat.
Senac
Já o Senac está com vagas abertas para os cursos de pizzaiolo, maquiador, manicure e pedicure e auxiliar administrativo. As inscrições para pizzaiolo terminam dia 15 de outubro. Já para os demais elas encerram em 30 de outubro. Todos os alunos do Senac receberão R$ 2,00 por hora de curso para ajuda de custos, além do material didático e do certificado reconhecido.
As aulas de pizzaiolo começarão dia 4 de novembro e seguirão até 6 de fevereiro de 2013. Há 20 vagas. Elas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. A carga total é de 196 horas. É preciso ter no mínimo 18 anos e ter cursado o ensino fundamental.
O curso de maquiador será realizado à tarde, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Ele terá início em 18 de novembro e encerra dia 6 de fevereiro. Para participar é necessário ter 18 anos e ensino fundamental. Estão abertas 20 vagas.
Já para manicure e pedicure estão disponíveis 20 vagas à noite. As aulas começarão dia 18 de novembro e seguem até 6 de fevereiro, das 18h30 às 22h30. O curso é de 168 horas e para se inscrever é preciso ter 18 anos e ensino fundamental.
Para auxiliar administrativo são 25 vagas. Os interessados precisam ter 15 anos ou mais e estar cursando pelo menos o primeiro ano do ensino médio. As aulas iniciarão no dia 18 de novembro e terminarão no dia 18 de fevereiro. Elas serão realizadas das 18h30 às 22h30, de segunda a sexta-feira.
O Pronatec é um programa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Londrina, que visa expandir a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica. O projeto pretende combater o desemprego e formar mão de obra qualificada necessária para o comércio, empresas e indústrias.