Encontro de Gestão em Redes da Saúde divulga programação
Temáticas refletem os desafios encontrados pelos gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde; mais de 500 pessoas vão participar das atividades
O Encontro de Gestão em Redes de Atenção à Saúde de Londrina começa na próxima quarta-feira (30), às 9h, no Hotel Sumatra, que fica na rua Senador Souza Naves, 803. O evento reunirá mais de 500 profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), além de estudantes e professores da área que desejam debater quais são as maneiras de melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do SUS.
Durante a abertura, que será realizada às 19h30, estarão presentes: o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo, o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, além de profissionais da saúde e gestores municipais.
Na manhã de quarta-feira (30), haverá fóruns, residência multiprofissional em saúde da família, debate com os estudantes de pós-graduação e rodas de conversa sobre redes temáticas, acolhimento para a produção da gestão, trabalho em equipe e gestão e planejamento como ferramenta de gestão dos serviços.
À tarde, a partir das 14h, serão debatidas a multiplicidade de olhares com a integração do Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF); a importância da saúde, arte e cultura; o ‘Evento Sentinela’ enquanto ferramenta de gestão; saúde mental na atenção primária; cuidado e formação dos profissionais da saúde e novas tecnologias de gestão.
Durante todo o dia haverá também práticas integrativas complementares em saúde e uma oficina da Rede Unida chamada “Girar Vidas, Políticas e Existência – a delicadeza da educação e do trabalho cotidiano do SUS”.
Já na quinta-feira (31), das 8h30 às 12h, será realizada a mesa-redonda sobre “gestão para a produção do cuidado em redes de atenção à saúde” com o palestrante de renome nacional na área de saúde pública, o doutor em Saúde Coletiva e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Emerson Elias Merhy. Os debates serão coordenados pela diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Cristina Barbosa.
A partir das 14h até 17h30, a conversa será com a assessora do Ministério da Saúde de São Bernardo do Campo, Débora Bertussi, com o superintendente de gestão na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Helvo Slomp Junior e com a membro da Rede Unida, Laura Fuerwerker. O diálogo será coordenado por representantes da 17ª Regional da Saúde do Paraná.
A integrante da comissão organizadora do evento, Rossana Staevie Baduy, explicou que a escolha dos temas do Encontro de Gestão em Redes é fruto de um trabalho realizado em conjunto com gestores da região e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.
“Os temas representam grandes desafios para os profissionais do SUS. A constituição do trabalho em rede requer articulação em diversos serviços em saúde, para que se atenda o usuário garantindo o acesso ao serviço e atendimento integral. Trabalhar em rede significa ter vários serviços de saúde integrados e articulados entre si para acolher o paciente no tempo certo e com qualidade sempre que ele precisar e, este é o nosso desafio”, disse Rossana.
Ao todo, durante o encontro, serão realizadas duas oficinas de trabalho, 10 rodas de conversa e duas mesas redondas. Os debates integram o grupo composto por cinco encontros regionais que têm por finalidade preparar os participantes para o 11º Congresso da Rede Unida, o qual terá abrangência internacional e será realizado em Fortaleza/CE, de 7 a 15 de abril de 2014.
A ação é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o ProSaúde/UEL e o Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 17ª Regional de Saúde.
FOTO: Divulgação