Prefeitura e Conselho promovem conferência dos direitos da pessoa com deficiência
O tema da conferência deste ano será: “Construindo a Política Municipal da Pessoa com Deficiência: da Resolução à Lei”
Será realizada em Londrina, na próxima quinta-feira (14), a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro será na Paróquia Sagrados Corações, localizada na rua Mato Grosso, 1.167, das 8h às 18h. O tema deste ano será: “Construindo a Política Municipal da Pessoa com Deficiência: da Resolução à Lei”.
O evento irá contar com a participação da assessora técnica do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social de Londrina, Denise Fank, que irá ministrar a palestra “O Papel do Conselho Municipal”. Durante o encontro haverá a eleição dos representantes da sociedade civil, além da apresentação dos novos conselheiros que farão parte da 6ª gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).
De acordo com o assessor especial para assuntos de acessibilidade da Prefeitura de Londrina, Almir Escatambulo, é importante que a sociedade participe dessa discussão. “Esse será o momento de discutirmos o assunto, mas também de votar propostas que vão nortear a política dos direitos da pessoa com deficiência durante os próximos dois anos”, destacou.
Todas as pessoas que se interessam pelo tema podem participar da Conferência. Participam como delegados, titulares e suplentes pela sociedade civil, na VI Conferência, com direito a voz e voto os representantes que participaram da Pré-Conferência Municipal, que ocorreu na cidade no final do mês de outubro. As pessoas interessadas em participar da Conferência, como observadores, poderão se inscrever no local do evento.
Durante a pré-conferência cada grupo de trabalho teve a oportunidade de incluir suas propostas para VI Conferência Municipal. Foram discutidos quatro eixos temáticos: direitos da pessoa com deficiência – saúde, cultura e lazer; acessibilidade – transporte, habitação, reabilitação e arquitetura; trabalho, emprego, qualificação e educação e controle social, participação pública e política.
A Conferência é uma realização da Prefeitura de Londrina e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.