Destaques

Manejo de aleitamento materno é tema de encontro

calma.ILUSTRATIVA

Reunião do Calma vai debater “Circuito de Manejo em Aleitamento Materno”; encontro será no Centro Pastoral, que fica na rua Dom Bosco, 145

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma) realizará na próxima quarta-feira (13), às 14h, um debate sobre “Circuito de Manejo em Aleitamento Materno”. Da Universidade Estadual de Londrina (UEL), participa Andreza Daher Sentone e da Secretaria Municipal de Saúde, Valentina Simione Rodrigues e Ana Olympia Marcondes Dornellas.

O encontro será no Centro Pastoral, que fica na rua Dom Bosco, 145, no Jardim Dom Bosco. A enfermeira da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Ana Olympia Marcondes Dornellas, explicou que a metodologia de circuito garante mais dinâmica para a conversa, porque se utiliza da experiência dos profissionais da saúde que trabalham com a área.

“Debater o manejo do aleitamento em forma de circuito é produtivo, porque trazemos cinco questões que envolvem o trabalho dos técnicos de saúde e que, muitas vezes, têm dificuldades para solucionar no cotidiano. Assim, debatemos e procuramos auxílio na bibliografia para empoderarmos os profissionais que orientam às famílias. Sabemos que o aleitamento é uma questão sociocultural condicionado, ou seja, ele pode ou não ser estimulado dependendo da cultura”, disse.

O Calma existe desde 1994 e oferece apoio a instituições de saúde com relação à implementação de ações de promoção, proteção e manejo do aleitamento materno, a fim de diminuir o número de mortalidade infantil e de doenças relacionadas ao desmame incorreto.

Participam do Calma as secretarias municipais de Saúde, Educação, de Políticas para as Mulheres, Associação Médica de Londrina,  17ª Regional de Saúde, Núcleo de Odontologia para Bebês, Pastoral da Criança, Universidade Estadual de Londrina, Instituto Federal do Paraná, Unifil, Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio Palatal de Londrina e Região, Unimed, profissionais de saúde de Cambé e Rolândia, além de representantes da maternidade pública e de hospitais locais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos