Equipe de handebol feminino de Londrina avança nos Jogos Abertos do Paraná
Após derrotar o time de Florestópolis por 30 a 19, atletas londrinenses venceram a fase regional dos JAPs e classificaram-se para a etapa macrorregional
A equipe feminina Londrina Handebol sagrou-se campeã da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), realizada em Florestópolis, tendo derrotado o time da cidade-sede ontem (2), pelo placar de 30 a 19. Com isso, as atletas londrinenses obtiveram a classificação para a etapa macrorregional dos JAPs, que será disputada em Ivaiporã, entre 31 de agosto e 2 de setembro.
Além do Londrina Handebol, três equipes participarão da macrorregional – o time que representa a cidade-sede e as campeãs das regionais de Cornélio Procópio e de Ivaiporã. As duas melhores classificadas dessa etapa participarão da fase final (estadual) dos JAPs, programada para ser realizada em Pato Branco, em novembro.
Anteriormente, na primeira fase da etapa regional – também realizada em Florestópolis – as londrinenses haviam vencido três partidas, contra as equipes de Jandaia do Sul (46 a 9), Alvorada do Sul (36 a 28) e Arapongas (46 a 10).
O técnico da equipe feminina do Londrina Handebol, Vinícius Garcia, salientou que o time apresentou um desempenho muito bom na competição e vem tendo uma evolução significativa nos últimos anos. Garcia destacou que a equipe subiu da chave Bronze para a Prata e, na sequência, para a chave Ouro do Campeonato Paranaense. E, em relação aos JAPs, as atletas são tricampeãs da fase regional.
“No ano passado, conquistamos o segundo lugar na etapa macrorregional e participamos da estadual, tendo terminado os JAPs em quinto lugar na classificação geral. Para 2023, nossa meta é ficarmos entre as quatro melhores equipes da fase final. Entre o final de agosto e o começo de setembro, vamos jogar a macrorregional. Nosso time é bem jovem, mas conta com algumas atletas mais experientes e está evoluindo bastante, por isso, temos boas expectativas para o futuro”, afirmou o treinador.
Outras modalidades – Também participaram das disputas da segunda etapa da fase regional de Florestópolis as equipes londrinenses de vôlei masculino e vôlei feminino.
Os atletas do vôlei masculino derrotaram a equipe de Porecatu no sábado (1º), pelo placar de 2 sets a 0, tendo terminado em segundo lugar na regional. Apesar disso, estão eliminados dos JAPs, pois somente o campeão dessa etapa passa para a macrorregional.
Já a equipe feminina perdeu a partida de sábado (1º), pelas semifinais do torneio, contra Cambé, por 2×1. E, no domingo (2), foi derrotada na disputa pelo terceiro lugar por Arapongas, por 2×1, sendo assim eliminada dos Jogos Abertos do Paraná.
Equipes londrinenses que seguem nos JAPs – Assim como o Londrina Handebol, a APVE Londrina Basketball feminino classificou-se para a macrorregional de Ivaiporã. As atletas do basquete obtiveram a classificação ainda em junho, durante a primeira fase da regional de Florestópolis, quando derrotaram Apucarana por 62 a 18 e, na sequência, venceram a mesma equipe por WO.
Em três modalidades, Londrina já está garantida na fase estadual (final) dos JAPs: o handebol masculino, que foi vice-campeão dos Jogos em 2022, bem como o APVE Londrina Basketball masculino e o futsal feminino, que se sagraram campeões de suas categorias no ano passado. Essas três equipes voltarão à disputa dos JAPs em novembro, em Pato Branco.
Realização – Os Jogos Abertos do Paraná fazem parte dos jogos oficiais do Governo do Estado e são realizados pela Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Todos os projetos esportivos de Londrina citados contam com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).