Empregatech forma primeira turma e já seleciona novos alunos
Nova turma começa no próximo dia 10 e as inscrições já estão abertas para preencher as 59 vagas para o curso gratuito de Java

Lançado em março deste ano, o Empregatech formou nesta terça-feira (4), a sua primeira turma do curso de Java. Foram 20 alunos que receberam a certificação e estão prontos para o mercado de trabalho na área de TI. A cerimônia aconteceu na sede do Senac Londrina Centro, mesmo local onde eles tiveram as aulas durante todo esse período.
O Empregatech foi lançado em março deste ano numa parceria entre o município de Londrina e o Senac com o propósito de oferecer qualificação profissional gratuita para jovens entre 17 e 25 anos na área de Tecnologia da Informação (TI).

Segundo a gerente executiva do Senac Londrina Centro, Amanda Marconi, essa primeira turma teve baixo índice de evasão e alto grau de presença dos alunos. “O comprometimento dos alunos deve-se também pela dedicação de toda a equipe, pois foi um projeto que a gente sonhou por muito tempo”, declarou. Os alunos com 100% de presença vão concorrer ao sorteio de um notebook.
O Programa foi desenvolvido há cerca de dois anos dentro do setor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
“O objetivo foi de aproximar esses jovens que estão entrando no mercado de TI junto às empresas que querem um profissional engajado e com conhecimento básico”, disse o diretor do setor na Codel, Roberto Moreira Moreira. Ele ainda ressaltou que o apoio do Arranjo Produtivo Local (APL) e das empresas de TI da cidade, com conversas em sala de aula e em visitas técnicas nas empresas, foi um diferencial na formação desses jovens.
Miguel Henrique Duran Pinto um dos formandos. Ele disse que já tinha feito um curso na área no formato on-line, mas não ficou satisfeito. “Quando entrei aqui, achei muito mais interessante a forma de ensino. O professor Luis é muito bom e gostei do método de ensino dele, de teoria e prática”, declarou.
Com a alta demanda de vagas na área de TI em Londrina, o presidente da Codel, Alex Canziani, evidenciou a oportunidade que os alunos tiveram. “Esse curso numa escola particular custaria uns R$ 3 mil reais. Esse alunos receberam todo o conteúdo de graça e numa bela estrutura que o Senac oferece”, disse. Canziani ainda destacou a proximidade dos estudantes com as empresas de TI, possíveis empregadores. “Os alunos fizeram várias visitas técnicas e conheceram, in loco, o dia-a-dia de um profissional de TI. Esse laço vai facilitar e agilizar o processo de contratação, e em breve, vamos visitar as grandes empresas e encontrar com esses alunos”, comentou.
Outro formando, Leonardo Felipe Duarte Lopes, revelou que estava assustado com o que encontraria pela frente por não ter familiaridade com assuntos de TI. “Achei que foi bem progressivo o curso e deu pra aprender legal sem ser assustador, como é o caso da linguagem Java que eu estava com bastante medo. Então foi fácil tanto pra quem já entende como para quem não sabia de nada. Isso foi bem importante”, disse.
Inscrições abertas para nova turma
A inscrição para o novo curso de Java do Empregatech já está aberta e segue até o próximo dia 10, com 59 vagas gratuitas para jovens entre 17 e 25 anos, com o ensino médio concluído ou cursando o último ano.
As aulas continuam sendo presenciais na sede do Senac Londrina Centro. Com 240 horas totais, a nova turma tem previsão de término em 10 de dezembro deste ano.
O candidato interessado deve fazer a inscrição somente pelo (43) 3379-2303, entre meio-dia e 18 horas.