Cidade

Grupo de Música Antiga da UFF interpreta músicas com poesias de Camões no FIML

Show apresenta o trabalho do grupo especialista em música medieval, renascentista e barroca

A música ibérica terá destaque nesta segunda-feira (10), no Festival de Música de Londrina, com a apresentação às 20h, no Teatro Universitário Ouro Verde, do Grupo de Música Antiga, do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).

O grupo é especialista em música medieval, renascentista, barroca e o concerto Marajó apresenta “A Música de Camõesfaz um link entre a obra do maior poeta renascentista português, Luis Vaz de Camões e a música executada na época (século XVI), com poesias dele musicadas, trechos e frases de poemas em músicas.

No programa estão 16 músicas, entre elas algumas do organista do imperador Carlos V, Antonio de Cabezón (1510-1566), assim como de Sedano, Diego Ortiz e cancioneiros populares anônimos. Entre as músicas com poesias de Camões estão “Minina dos Olhos Verdes”, “Senhora bem poderey”, “Vida da mynha alma”.

O Música Antiga da UFF tem 40 anos de história, trabalha com a sonoridade e repertórios renascentistas e seu contexto histórico e cultural. Hoje é formado por Cecília Aprigliano (viola da gamba), Leandro Mendes (voz e flauta doce), Mário Orlando (viola da gamba, flauta doce e voz), Rosimarry Parra (alaúde e vihuela) e Sonia Leal Wegenast (voz e percussão).

Texto: Assessoria de imprensa do FIML

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos