Cidade

Município bloqueia entrada do Parque Ecológico Daisaku Ikeda, na região sul

Novas estruturas com blocos de concreto reforçam a segurança nas áreas de acesso ao parque municipal, que está fechado ao público desde 2016

Na abrangência do patrimônio Três Bocas, região sul de Londrina, o Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda, espaço municipal interditado ao público desde 2016, recebeu novos bloqueios em sua área de acesso. A Prefeitura de Londrina, que está reforçando o isolamento do local, fez no último fim de semana a instalação de barreiras em blocos de concreto, conhecidos como “New Jersey”, nas entradas principais do parque. As estruturas estão sinalizadas para aumentar a segurança e ressaltar a proibição – expressa e já conhecida – da circulação de pessoas nessa área.

Foto: Divulgação

Em entrevista coletiva concedida ontem (10), o prefeito Marcelo Belinati comentou sobre as medidas, que atendem a recomendações feitas pelo Ministério Público (MP) do Paraná. “Um grupo de trabalho foi criado e a equipe técnica a Prefeitura está verificando o local. Tomaremos todas as medidas necessárias e cabíveis, respeitando o que recomenda o MP. O trabalho busca levantar o que pode ser feito em curto, médio e longo prazo. Em anos anteriores, o Município realizou processos de concessão do parque Daisaku Ikeda à iniciativa privada, mas não houve interessados”, comentou.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, reforçou que o parque está fechado desde 2016, quando as fortes chuvas afetaram a cidade e destruíram amplamente esse espaço. Mesmo com a proibição expressa, muitas pessoas insistiam em tentar passar pelo local irregularmente. “Desde o fechamento, ficou totalmente proibido o acesso lá, e é válido lembrar que a entrada já foi fechada anteriormente, mas teve os portões furtados. Agora, foi feito novo isolamento com blocos de concreto para impedir que veículos tentem entrar”, salientou.

Foto: Divulgação

As secretarias municipais de Obras e Pavimentação (SMOP) e do Ambiente (Sema) estão à frente das ações para atender às recomendações administrativas do MP para reforçar a segurança do parque. Outras estruturas devem continuar sendo instaladas ao longo dessa semana, incluindo alambrados e faixas de isolamento com sinalização para evitar a passagem de pedestres.

Sobre o Parque – A Unidade de Conservação Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda foi criada em novembro de 1999 e inaugurada em setembro de 2000. O espaço público municipal fica a 12 km do centro de Londrina, na Rodovia João Alves da Rocha Loures (PR-218), estrada para o distrito de Maravilha, às margens do Ribeirão Três Bocas.

Com área total abrange cerca de 120 hectares, preservando o ambiente da Usina Três Bocas, segunda usina hidrelétrica do município de Londrina, implantada em 1943 pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica – e desativada em 1983.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos