Município bloqueia entrada do Parque Ecológico Daisaku Ikeda, na região sul
Novas estruturas com blocos de concreto reforçam a segurança nas áreas de acesso ao parque municipal, que está fechado ao público desde 2016

Na abrangência do patrimônio Três Bocas, região sul de Londrina, o Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda, espaço municipal interditado ao público desde 2016, recebeu novos bloqueios em sua área de acesso. A Prefeitura de Londrina, que está reforçando o isolamento do local, fez no último fim de semana a instalação de barreiras em blocos de concreto, conhecidos como “New Jersey”, nas entradas principais do parque. As estruturas estão sinalizadas para aumentar a segurança e ressaltar a proibição – expressa e já conhecida – da circulação de pessoas nessa área.

Em entrevista coletiva concedida ontem (10), o prefeito Marcelo Belinati comentou sobre as medidas, que atendem a recomendações feitas pelo Ministério Público (MP) do Paraná. “Um grupo de trabalho foi criado e a equipe técnica a Prefeitura está verificando o local. Tomaremos todas as medidas necessárias e cabíveis, respeitando o que recomenda o MP. O trabalho busca levantar o que pode ser feito em curto, médio e longo prazo. Em anos anteriores, o Município realizou processos de concessão do parque Daisaku Ikeda à iniciativa privada, mas não houve interessados”, comentou.
O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, reforçou que o parque está fechado desde 2016, quando as fortes chuvas afetaram a cidade e destruíram amplamente esse espaço. Mesmo com a proibição expressa, muitas pessoas insistiam em tentar passar pelo local irregularmente. “Desde o fechamento, ficou totalmente proibido o acesso lá, e é válido lembrar que a entrada já foi fechada anteriormente, mas teve os portões furtados. Agora, foi feito novo isolamento com blocos de concreto para impedir que veículos tentem entrar”, salientou.

As secretarias municipais de Obras e Pavimentação (SMOP) e do Ambiente (Sema) estão à frente das ações para atender às recomendações administrativas do MP para reforçar a segurança do parque. Outras estruturas devem continuar sendo instaladas ao longo dessa semana, incluindo alambrados e faixas de isolamento com sinalização para evitar a passagem de pedestres.
Sobre o Parque – A Unidade de Conservação Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda foi criada em novembro de 1999 e inaugurada em setembro de 2000. O espaço público municipal fica a 12 km do centro de Londrina, na Rodovia João Alves da Rocha Loures (PR-218), estrada para o distrito de Maravilha, às margens do Ribeirão Três Bocas.
Com área total abrange cerca de 120 hectares, preservando o ambiente da Usina Três Bocas, segunda usina hidrelétrica do município de Londrina, implantada em 1943 pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica – e desativada em 1983.