Cidadão

Idosos participam de mostra musical no CCI Norte em homenagem a Rita Lee

Apresentação de domingo (16) finaliza as oficinas do curso “Mamãe Natureza”, que integra o 43º Festival Internacional de Música de Londrina

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Norte sedia, neste domingo (16), a culminância do curso “Mamãe Natureza”, oferecido pelo 43º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). Cerca de 40 idosos participaram das oficinas ao longo desta semana e, no domingo (16), a partir das 10h, o público poderá conferir o resultado dos encontros. O CCI Norte fica localizado na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind.

Foto: Divulgação/FIML

Durante as oficinas, os idosos atendidos pelo CCI Norte tiveram contato com músicas da compositora e cantora Rita Lee. Além de repassar as canções, a professora Maru Ohtani trabalhou com os participantes do curso questões como memória, movimentação corporal e outros elementos importantes no contexto musical.

Foram duas turmas de oficinas, com atividades pela manhã e tarde, realizadas de segunda (10) a sexta-feira (14). Na manhã de sábado (15), o grupo fará um último ensaio geral para a performance de domingo (16), que será precedida de um café da manhã aberto a todos os presentes. A estimativa é que cerca de 140 pessoas participem, no total.

A professora e regente de coral Maru Ohtani contou que essa edição do curso homenageou Rita Lee, com um repertório contendo suas canções mais consagradas. “A proposta das oficinas é bem ativa, pois o canto não envolve só cantar, precisa também de toda uma movimentação do corpo, coordenação, então fizemos vários exercícios ligados a movimentos e eles são super legais, aprenderam rápido. É uma oficina que gosto muito, porque tem uma proposta que vai além do que os alunos estão acostumados”, detalhou.

Foto: Divulgação/FIML

Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, anualmente o Festival Internacional de Música de Londrina contempla atividades voltadas aos idosos. “E sempre temos muitos interessados, os idosos gostam bastante e aproveitam essa oportunidade de obter novos aprendizados. Por isso, essa articulação e parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Promic, são muito importantes, já que a cultura é primordial para aprimorar a qualidade de vida da população idosa. Participar dessas oficinas fortalece o vínculo desses idosos, uma vez que o produto dessas oficinas será apresentado reunindo as famílias e a comunidade da zona norte, além de estimular o protagonismo dessas pessoas e promover o acesso à cultura”, destacou.

Maru Ohtani –Bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado. Na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo), entre crianças e adultos de várias idades, foi regente por trinta anos. Na ONG Meninos do Morumbi foi responsável pela área de canto por dez anos onde realizou a direção vocal do CD e DVD. Desenvolveu um trabalho com a cantora Marlui Miranda que tem intensa pesquisa na música indígena nos shows e Cds “IHU Todos os Sons; e “2 IHU Kewere: Rezaro”. Foi regente fundadora do Coral do Clube Esportivo Helvetia de 2008 a 2018. Coro misto adulto com repertório de MPB. Foi do grupo Beijo da USP. Fez a direção vocal e musical do Grupo Vrap! de 1995 à 2000. Grupo vocal com linguagem musical e cênica com pesquisa na música popular, cantando arranjos e composições dos mais diversos músicos e compositores brasileiros. Regeu o Coral Sampa no show dos Rolling Stones em 2016 no Estádio do Morumbi em São Paulo. Fez a direção artística do Grupo vocal As Joanas responsável por fazer nascer esse grupo. (2018-2019). Desde 2018 é regente do Coral Oroboro, coral misto, com repertório da MPB e arranjos próprios.

A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal.

O evento conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Unimed Londrina, Sanepar, Husker, Grupo Marajó, Dentalclean e Sinpro Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos