Encontro na Prefeitura de Londrina aborda voluntariado com relatos de aposentados
Ex-secretárias municipais, servidoras e servidores participarão da atividade, que integra o Programa de Preparação à Aposentadoria
Nesta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) realiza mais uma etapa do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), com atividade na Prefeitura de Londrina, a partir das 13h30. O encontro será no auditório da sede administrativa, que fica no 2º andar do prédio, na avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico. Dessa vez, o tema central da reunião é voluntariado, trazendo relatos de servidoras e servidores municipais aposentados que fazem trabalhos voluntários.
Entre os participantes estarão presentes Carmen Lúcia Baccaro Sposti, ex-servidora e ex-secretária municipal de Educação, voluntária na Guarda Mirim de Londrina, Margareth Socorro de Oliveira, ex-secretária municipal de Gestão Pública e Recursos Humanos, que colabora com um asilo, e Deoclécio Moraes Silva, servidor aposentado da Secretaria Municipal de Fazenda e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) e outras instituições. Eles irão compartilhar suas experiências com servidores aposentados ou que estão próximos de encerrar suas carreiras na Prefeitura.
Carmen Lúcia Baccaro Sposti trabalhou na Prefeitura de 1973 até 2003, na Secretaria Municipal de Educação. Depois, foi secretária da pasta exercendo o cargo de 2003 a 2008. Em 2009, ela ingressou na Guarda Mirim e atuou como diretora educacional, sempre de forma voluntária. A ex-servidora ainda compõe a diretoria da entidade, participando das reuniões mensais. “Foi uma época em que a instituição estava passando por reestruturação e minha contribuição foi no sentido de reorganizar o administrativo e realimentar o pedagógico. Na Prefeitura eu trabalhei muito tempo no planejamento da Secretaria Municipal de Educação e aproveitei minha experiência na área de projetos para captação de recursos, aplicando esses conhecimentos lá na Guarda Mirim. Quando estava como diretora educacional foi um período muito intenso, mas muito prazeroso, e hoje continuo contribuindo dentro do meu alcance. Quero passar aos servidores essa experiência que vivenciei”, contou.
De acordo com ela, o servidor público, de maneira geral, tem muito para contribuir com a sociedade e o trabalho voluntário traz diversos benefícios, não só para quem recebe, mas principalmente para quem executa. “Além de prestar uma ajuda, esse trabalho promove a saúde física e mental, evita o isolamento e proporciona a participação com pessoas de diferentes gerações. É importante escolher uma instituição cujo trabalho venha ao encontro com seus valores, sua disponibilidade de tempo e suas áreas de preferência”, comentou Sposti.
Segundo a assistente social da SMRH e integrante da equipe coordenadora do PPA, Marcelle Diorio, a intenção é apresentar o voluntariado ao servidor que está se aposentando ou que é um recém-aposentado. “Queremos despertar neles o olhar para o voluntariado, como uma das possíveis atividades a desenvolverem nessa nova etapa da vida. Incentivando a reflexão, queremos mostrar, através dos relatos, opções de atividades que eles podem realizar em seu tempo livre, após a aposentadoria, se assim o desejarem”, afirmou.
Diorio disse que o PPA busca estimular os participantes a utilizarem o tempo livre de forma eficiente, racional e saudável. “Com a aposentadoria, acontecem muitas mudanças, por isso trabalhamos esse processo trazendo abordagens de assuntos que sejam construtivos e colaborem para trazer mais qualidade de vida aos servidores já aposentados, bem como quem está finalizando seu ciclo no serviço municipal. Tudo isso considerando os aspectos biopsicossociais”, frisou.
Sobre o PPA – Em 2023, o Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) está completando 30 anos. Os encontros são realizados mensalmente pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), tendo como objetivo esclarecer sobre o processo natural de envelhecimento, os aspectos legais e de saúde da aposentadoria e a utilização do tempo livre. Com isso, a intenção é reduzir o impacto da aposentadoria e prevenir situações que possam resultar em desajuste ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de aposentadoria. O PPA conta com a parceria da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML) e Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv).