Cidade

Barracão Tangará sedia a terceira edição do Rolê Vegano neste sábado (22)

Evento focado na alimentação vegana terá atrações culturais e artísticas; vila cultural tem patrocínio do Promic

A Vila Cultural Barracão Tangará recebe neste sábado (22), das 11h às 19h, o evento Rolê Vegano, reunindo programação cultural e gastronômica. Esta é a terceira edição do encontro, que terá expositores, comidas veganas, artes manuais e outras atrações gratuitas em um espaço aberto a todo o público. O Barracão Tangará fica localizado na rua Augusto Severo, 544, próximo à avenida Santos Dumont, bairro Aeroporto.

A organizadora do Rolê Vegano, Cíntia Sevaux, contou o que motivou a organização do evento e qual é a missão da iniciativa. “Queremos desmistificar o veganismo e as questões que o cercam, mostrar para as pessoas que é possível viver sem a exploração animal. E também dar visibilidade para os pequenos empreendedores, apoiando-os e abrindo espaço para os seus trabalhos serem mostrados”, disse ela, que também é fundadora do Empório Veganizando, de Rolândia, e estará participando do evento com o seu empreendimento.

A história do Rolê Vegano começou em dezembro de 2022, a partir do Empório Veganizando, e foi tomando forma. A primeira edição ocorreu em fevereiro de 2023, tendo recebido 17 expositores. Já a segunda edição, em abril, contou com 23 pessoas expondo suas produções. Agora, na terceira edição, serão 30 produtores locais, e haverá venda de espetos veganos, arte em cerâmica, cosméticos naturais, salgados e doces, oferecendo ainda uma feira orgânica de produtos diversos. Além disso, o evento terá apresentações de artistas locais e música ao vivo, criando um ambiente acolhedor e agradável para todos os presentes.

Ana Elisa, que é responsável pela empresa de produtos veganos Ana Vegana, participou desde a primeira edição da feira. Ela falou sobre suas experiências no evento e reforçou que as expectativas para este fim de semana só aumentaram. “Minha jornada como expositora no Rolê Vegano foi uma experiência verdadeiramente inspiradora, pois tive a oportunidade de compartilhar o compromisso da Ana Vegana com causas que vêm ao encontro de nossos valores, como o veganismo, a sustentabilidade e a equidade. Estou ansiosa pelo próximo evento, onde poderei me conectar novamente com essa comunidade inspiradora e continuar disseminando os benefícios do veganismo para um futuro mais consciente e compassivo.” frisou.

O diferencial dessa edição será uma roda de conversa com a temática “Especismo”, conceito que define uma forma de discriminação que valoriza uma espécie em relação a outras, inferiorizando sua existência. Sendo usados dentro do veganismo, por exemplo, para explicar a ideia de que animais como cachorros e gatos são vistos como domesticáveis, e outros, como bois e porcos, são vistos como comida. Este momento de conversa contará com a participação da doutora em Letras e professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ângela Lamas Rodrigues, abrindo espaço para o diálogo e para quem desejar tirar dúvidas.

A Vila Cultural Barracão Tangará conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos