Comjuve abre inscrições para pré-conferências municipais da juventude
Realizados de sábado (5) até 19 de agosto, eventos antecedem a 6ª Conferência Municipal da Juventude, programada para o dia 26

O Conselho Municipal de Políticas para a Juventude (Comjuve) está recebendo as inscrições para as pré-conferências municipais da juventude, que se iniciam no fim desta semana (confira a programação completa abaixo). As atividades antecedem a 6ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, programada para ser realizada no dia 26, das 14h às 18h, no Centro Juvenil Vocacional (Rua Darcírio Egger, 568, Jardim Shangri-lá B). Nesta edição, o tema do evento é “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.
No total, serão realizadas seis pré-conferências, sendo que a primeira está marcada para sábado (5), às 17h, na Praça da Vila Nova, em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida (Rua Grajaú, 257). Os interessados em participar dessa atividade e das demais devem fazer suas inscrições por meio do formulário on-line (clique aqui para acessar).
Durante as pré-conferências, os participantes apresentarão demandas, discutirão e votarão propostas relativas às políticas para a juventude, e as que forem aprovadas serão encaminhadas para a conferência municipal. No evento principal, também serão eleitos os delegados que representarão o município nas conferências estadual, em outubro, e nacional, que será de 14 a 17 de dezembro. A programação oferecerá um espaço oportuno para debates sobre as realidades das juventudes, com palestras, grupos de trabalho e aprovação do regimento interno do órgão.

O presidente do Comjuve, Ismael Frare, afirmou que a sociedade vive um momento importante de retomada das políticas de juventude, e a conferência é o espaço voltado à participação e formulação das políticas de juventude e de controle social. “O Comjuve conta com a participação de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público. O maior desafio é mobilizar a juventude para que participe dos processos e seja compreendida como sujeito de direitos, e por isso convidamos a todos, em especial os jovens, para que participem das pré-conferências e da conferência”, disse.
Composição e objetivos – Criado pela Lei Municipal nº 11.515/2012, o Comjuve é composto por 28 integrantes que representam diferentes segmentos, sendo 15 da sociedade civil, seis de instituições e entidades e sete do poder público municipal. O mandato dos conselheiros é de dois anos, permitida uma recondução.
Entre outros objetivos, o Comjuve busca auxiliar na elaboração de políticas públicas da juventude que promovam o amplo exercício dos direitos dos jovens e colaborar com os órgãos da administração no planejamento, na articulação e na implementação das políticas de juventude.
Programação das pré-conferências