Cidade

Kireeff assina decreto de uso do VGD ao LEC

vgd.N2

Uma solenidade no gramado do estádio – com a presença de vereadores, Conselho Diretor do LEC e convidados – marcará o ato 

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assina nesta quinta-feira (6), às 10 horas, o decreto que outorga a permissão de uso do estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) ao Londrina Esporte Clube (LEC), pelo prazo de 10 anos, prorrogável por igual período.

 
vgd.NPO Estádio será destinado ao desenvolvimento de atividades desportivas, sociais e culturais e terá como uma das prioridades a inclusão social por meio da iniciação esportiva. Atualmente, o VGD abriga várias atividades: os jogos das modalidades sub 9, sub  11, sub 13, sub 15, sub 17 e categoria master, bem como boxe olímpico e a escola de samba Falange Azul. Também é sede do Conselho Deliberativo do LEC. Segunda a assessoria de imprensa do clube é plano da Diretoria liberar o VGD para os times locais das 1ª e 2ª divisões do Campeonato Paranaense.

 

O LEC disputa a divisão principal do Campeonato Paranaense, irá jogar a Copa do Brasil deste ano, e “briga” pela vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2014.

 

Estarão presentes no evento, além do prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, vereadores, o presidente do LEC, Felipe Berger Prochet, conselheiros do clube, o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Márcio Corrêa, e convidados.

 

VGD
O VGD foi construído em 1947. O espaço era um pequeno campo de futebol utilizado para disputas entre funcionários da Cerâmica Mortari e times do futebol amador de Londrina. O Estádio tem capacidade para aproximadamente 8 mil pessoas.

 

O trabalhador Edson dos Santos, responsável pela manutenção do Estádio há mais de 25 anos, tem vgd.N3histórias que marcaram o VGD. Ele contou, por exemplo, que em 1988 uma corrida de Motocross prejudicou o gramado, obrigando a administração a fazer o que Edson chamou de “reconstrução” do Estádio. Lembrou, com saudades, que o VGD recebia lotação máxima. “Nós tivemos jogos memoráveis aqui. O Londrina já disputou os principais campeonatos do país. É um local de fácil acesso, no centro, que o torcedor se identifica, fica perto dos jogadores”.

 

Edson, como muitos torcedores, comemorou a permissão de uso concedida ao LEC. “A estrutura está com a manutenção em dia, o gramado está bom. Agora – lembrou – é correr atrás da documentação para receber não só o Londrina como outros times da cidade. E teremos a alegria de ver de novo o nosso velho VGD lotado”, disse.

 

A lei que permite o uso do VGD pelo LEC foi publicada no Jornal Oficial 2.344, do dia 10 de janeiro de 2014.

 

Vitorino Gonçalves Dias
Vitorino Gonçalves Dias nasceu em Jabotical (SP) em 1º de junho de 1920. Aos 23 anos formou-se professor de educação física. Em 1942, com a equipe de basquete de Ourinhos, enfrentou o Colégio Londrinense. Os paulistas venceram e foram convidados para jogar pelo Londrinense. Vitorino foi um dos que aceitaram o desafio, dando início a uma trajetória de realizações em prol do esporte da cidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos