Por um VGD vibrante e para todos
A volta do VGD para o LEC foi comemorada por torcedores. Uma das condições da outorga, assinada hoje (6) pelo prefeito Kireeff, é a preocupação com a inclusão social
Clima de otimismo, discursos apaixonados e um indisfarçável saudosismo marcaram hoje (6) o ato de outorga do Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) para o Londrina Esporte Clube (LEC). A decisão homologada pelo prefeito Alexandre Kireeff foi interpretada pelos desportistas como uma nova etapa na história do VGD e também do clube. O próprio Kireeff, ao assinar o decreto, ao lado do presidente do LEC, Felipe Prochet, fez questão de lembrar sua relação com o Tubarão, e o orgulho de assistir aos jogos da cadeira cativa do pai, o médico e pioneiro Alekcey Wladimir Kireeff. Recebeu aplausos ao lembrar, sem hesitar, todos os nomes da escalação do LEC na histórica campanha do Campeonato Brasileiro de 1977. “Tenho muito orgulho de dizer que vinha com o meu pai quando era pequeno. O Estádio é um patrimônio histórico, esportivo e cultural. Quando fomos procurados para resolver essa questão, entendemos que tínhamos de dar continuidade a esse trabalho de reversão da reintegração de posse”, disse. Ao final da cerimônia, transformada em festa, torcedores “convocaram” Kireeff para cobrar um “pênalti histórico”.
A vereadora Elza Correia observou, no seu discurso, a importância do LEC para a cidade e relacionou grandes competições que tiveram como palco o VGD. Lembrou, ainda, que Pelé e outros grandes do futebol como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho pisaram no gramado do Vitorino.
Outra autoridade que comentou as boas campanhas do Tubarão foi o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida. Ele ainda lembrou conquistas memoráveis do alviceleste. Depois, referiu-se ao prefeito dizendo que Kireeff também marcara um golaço no dia anterior ao iniciar negociação com futuros investidores durante reunião em Curitiba da qual participou.
Questão social
Uma das condições para a outorga é que a nova gestão do LEC utilize a estrutura do Estádio para promover a inclusão social através da iniciação esportiva. Kireeff lembrou da segurança que o LEC terá para trabalhar. “São mais de dez anos já garantidos que podem se transformar em vinte. Isso dá tranquilidade para planejar ações a médio e longo prazos”, disse.
O presidente do Londrina se comprometeu a deixar o local em excelentes condições. “É um passo importante que damos hoje. O VGD é um estádio aconchegante. Vamos deixá-lo em condições de receber jogos e ser palco de grandes eventos novamente. Começaremos com a reforma da marquise e vamos dar uma geral em toda o campo. Precisamos trabalhar forte e procurar parceiros para deixar o Estádio como a cidade merece”, disse Prochet.
O ex-presidente e atual conselheiro do Londrina, Cláudio Canuto, comemorou a ação. “É uma marco para o LEC. Sabemos que o prefeito não mediu esforços para que o dia de hoje acontecesse. Todos os envolvidos têm sua parcela de contribuição: torcedores, vereadores, conselheiros do clube e secretariado municipal. Todos se comprometeram, abraçaram a causa e estão comemorando juntos agora. O LEC precisa de autonomia e a posse do VGD vai ao encontro a isso”, afirmou.
Participaram da cerimônia vereadores; o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Márcio Corrêa; a equipe técnica da FEL; secretários municipais e numerosos torcedores do Tubarão.
Fotos: Núcleo de Comunicação