Guarda Municipal Mirim vai atender 247 alunos de quatro escolas municipais
Projeto, que foi retomado esta semana, é desenvolvido pela Guarda Municipal Escolar Comunitária da Secretaria Municipal de Defesa Social
O projeto social e educativo Guarda Municipal Mirim (GMM) retomou as atividades nesta semana. Ao longo dos próximos quatro meses, as equipes vão atender quatro escolas municipais. Para esta edição, foram escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) as seguintes escolas: Áurea Alvim Tofolli, Conjunto Eucaliptos; Cláudio de Almeida e Silva, Jardim Atlanta; Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti, Jardim do Sol; e Eurides Cunha, Vila Recreio.
O projeto da Guarda Municipal Mirim é desenvolvido pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS). E a expectativa é que, até o final de novembro, participem 247 alunos de turmas do 4° ano.
O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, avalia positivamente a continuidade do projeto neste semestre. “Esse projeto já está consolidado na nossa comunidade escolar londrinense. Ao final deste ciclo vamos ter atendido cerca de 1.800 crianças nesses nove anos de existência da atividade. Agradecemos a confiança da Secretaria Municipal de Educação em nos possibilitar essa importante interação social que contribui para a formação de cada participante”, pontuou.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a ação ajuda na valorização dos profissionais da segurança pública. “Os professores e os alunos adoram esse projeto da Guarda Municipal. É uma interação super importante para escola, pelo respeito ao profissional da segurança. A gente queria ter o poder de fazer mais. A guarda é uma parceira muito importante das escolas municipais”, afirmou.
Histórico – O projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) começou a ser realizado pela Guarda Escolar no ano de 2014 e, até o momento, já atendeu 1.517 crianças de 20 escolas municipais de Londrina. A iniciativa tem como objetivo criar um vínculo de confiança com os alunos, professores e funcionários da escola, debatendo assuntos do cotidiano e ratificando os valores ensinados no ambiente escolar.
Projeto GMM – Durante o período de quatro meses, as equipes de guardas municipais farão palestras sobre temas da atualidade como prevenção ao bullying, drogas; segurança no trânsito; perigos da internet; entre outros assuntos. As crianças também terão contato com a “Ordem Unida” que será utilizada para ensinar organização e disciplina para o cotidiano dos alunos.
Cristiane Portugal Pozatto, diretora da Escola Municipal Eurides Cunha, ficou feliz pelo fato de a escola ter sido selecionada. “A gente já recebe constantemente a presença da Guarda Municipal aqui na escola, e agora fomos agraciados mais ainda com esse projeto. A equipe vai ficar mais próxima dos nossos alunos. A gente espera que esse projeto, que essa parceria, amplie mais esse laço com a nossa comunidade escolar, para que os alunos possam entender e vivenciar essa rotina, que é toda essa organização, disciplina e todo o trabalho que a Guarda Municipal faz na escola, presente no nosso dia a dia”, concluiu.